ANÁLISE E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DIDÁTICOS: UMA ATIVIDADE FORMATIVA NO PIBID DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
PIBID, Resolução de Problemas, Formação Docente, Ensino de MatemáticaResumo
Aborda o desenvolvimento de atividades formativas voltadas à análise e resolução de problemas didáticos no ensino fundamental, especificamente nos anos finais, dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência em Matemática. Diante dos desafios no ensino e aprendizagem da disciplina, questiona-se como formar futuros professores capazes de articular teoria e prática de maneira crítica e significativa. O principal objetivo foi fomentar a formação docente por meio da criação e análise de problemas matemáticos contextualizados que estimulassem o raciocínio lógico, a autonomia e a argumentação dos estudantes. Justifica-se essa proposta pela necessidade de superar práticas tradicionais de ensino, promovendo uma formação alinhada aos princípios da Educação Matemática crítica e inclusiva. Como resultados, observou-se o desenvolvimento de saberes docentes, a análise crítica de materiais didáticos, a compreensão da resolução de problemas como metodologia de ensino, a promoção da colaboração entre os licenciandos e a construção de uma postura reflexiva sobre a prática pedagógica.