ANÁLISE E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DIDÁTICOS: UMA ATIVIDADE FORMATIVA NO PIBID DE MATEMÁTICA

Autores

  • Jonas Prestes Lemes dos Santos UFFS-CL / Acadêmico
  • Eric Vinicius Chagas de Morais UFFS-CL / Acadêmico
  • Carlos Siqueira Mattoso UFFS-CL / Acadêmico
  • Viviane Welter
  • Jorge Luiz Palacios Felix

Palavras-chave:

PIBID, Resolução de Problemas, Formação Docente, Ensino de Matemática

Resumo

Aborda o desenvolvimento de atividades formativas voltadas à análise e resolução de problemas didáticos no ensino fundamental, especificamente nos anos finais, dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência em Matemática. Diante dos desafios no ensino e aprendizagem da disciplina, questiona-se como formar futuros professores capazes de articular teoria e prática de maneira crítica e significativa. O principal objetivo foi fomentar a formação docente por meio da criação e análise de problemas matemáticos contextualizados que estimulassem o raciocínio lógico, a autonomia e a argumentação dos estudantes. Justifica-se essa proposta pela necessidade de superar práticas tradicionais de ensino, promovendo uma formação alinhada aos princípios da Educação Matemática crítica e inclusiva. Como resultados, observou-se o desenvolvimento de saberes docentes, a análise crítica de materiais didáticos, a compreensão da resolução de problemas como metodologia de ensino, a promoção da colaboração entre os licenciandos e a construção de uma postura reflexiva sobre a prática pedagógica.

Biografia do Autor

  • Viviane Welter

    Licenciatura em Matemática e Física + Pedagogia

    Pós graduação em docência para a educação profissional e  tecnológica

    Pós graduação em Neuropsicopedagogia

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores