LEITURA DIALÓGICA E LETRAMENTO LITERÁRIO: EM BUSCA DE UMA ARTICULAÇÃO METODOLÓGICA PARA O TRABALHO COM LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Beatriz Rossi UFFS UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Dra Andréia Cristina Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Palavras-chave:

PIBID, Letramento literário, Educação Básica

Resumo

A crise no ensino de Língua Portuguesa (LP) e de leitura, discutida há décadas (Geraldi, 1984; Zilberman, 1991), exige uma revisão das práticas pedagógicas a partir da concepção de linguagem como interação (Volochínov, 2013). Este estudo propõe a elaboração de materiais didáticos que articulem a leitura dialógica e o letramento literário, compreendendo a literatura como direito inalienável e fator de humanização (Candido, 2011). A pesquisa, de natureza teórico-metodológica e abordagem qualitativa, utiliza levantamento bibliográfico e análise crítica fundamentada no método dialético. Guiada pela pergunta sobre como trabalhar a leitura literária na educação básica de maneira a formar leitores proficientes, busca-se: (a) aprofundar conceitos da leitura interacionista e dialógica, (b) explorar a perspectiva do letramento literário e (c) elaborar um quadro-síntese para orientar a prática docente. Ancorada nos referenciais de Rojo (2002), Cosson (2014) e Menegassi, Fuza e Angelo (2022), a pesquisa sistematiza encaminhamentos metodológicos que potencializam práticas leitoras mais críticas e reflexivas. Ainda que limitada pela ausência de experimentação em campo, a investigação contribui para o fortalecimento da práxis docente, ao oferecer subsídios para a formação de leitores capazes de dialogar com diferentes discursos e participar ativamente da sociedade.

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores