ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A LEITURA INTERACIONISTA E DIALÓGICA
Palavras-chave:
Formação Inicial, PIBID, Leitura dialogica e interacionistaResumo
Este trabalho discute as abordagens interacionista e dialógica de leitura no contexto da educação básica, com o objetivo de aprofundar os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam práticas voltadas à formação de leitores críticos. A pesquisa, de natureza teórico-empírica e abordagem qualitativa, fundamenta-se em autores como Geraldi, Rojo, Menegassi, Costa-Hübes e Angelo, articulando conceitos da Linguística Aplicada e do Círculo de Bakhtin. Com base em levantamento bibliográfico, propõe-se a elaboração de um quadro-síntese que auxilie o professor na mediação da leitura em sala de aula, respeitando a complexidade do texto e a participação ativa do leitor na construção de sentidos. Os resultados apontam para a importância de estratégias que integrem leitura, produção textual e análise linguística, promovendo o diálogo entre texto, leitor e contexto. O estudo contribui para a formação docente, ao sistematizar diretrizes que aproximam teoria e prática no ensino de Língua Portuguesa.