MAPEANDO VIVÊNCIAS: A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL

Autores

  • Marcelo Freire Simões Pires Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Thomas Kaue Pias Vidal
  • Raphaela de Toledo Desiderio

Palavras-chave:

Cartografia escolar, Educação Básica, Ensino de Geografia

Resumo

O presente trabalho tem como foco colocar em exposição e debate a importância da cartografia escolar no ensino de Geografia na educação básica. Para essa discussão, tomamos como base uma experiência realizada em uma das escolas parceiras do núcleo Geografia Erechim/RS no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental II.  

A experiência com a cartografia escolar aconteceu em parceria com o professor supervisor do programa na escola. Acompanhamos diversas atividades na turma, e nesse texto, tratamos especificamente, da elaboração de um croqui após uma saída pelo entorno da escola. 

A atividade teve como objetivo principal analisar as representações espaciais construídas pelos estudantes sobre o entorno escolar. Buscou-se, também, estimular momentos lúdicos de aprendizagem em Geografia, fortalecer a relação entre o conhecimento escolar e as experiências cotidianas individuais e coletivas, desenvolver capacidades cognitivas ligadas à compreensão, decodificação e representação por meio da linguagem cartográfica, ampliar as formas de comunicação dos educandos e fomentar o raciocínio lógico e o pensamento espacial geográfico. 

Embasados nas leituras de pesquisadores da área da Geografia como Almeida (2015), Cavalcanti (2010), Castellar (2020), Francischett (2007), em conjunto com a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), procuramos demonstrar a importância de conteúdos relacionados à cartografia no componente curricular de Geografia no Ensino Fundamental II no Brasil. Francischett (2007),  destaca a importância da linguagem cartográfica como meio de expressão e interpretação espacial, Simielli et al. (2020), afirmam a linguagem cartográfica como ampliação das formas de comunicação dos estudantes e Almeida (2015),  aponta a cartografia escolar como ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento espacial na formação geográfica dos educandos.

Através da atividade de elaboração do croqui do entorno da escola foi possível perceber que os estudantes compreenderam na prática, elementos que foram discutidos durante as aulas teóricas. Trata-se de exercícios importantes para a construção do conhecimento geográfico a partir da linguagem cartográfica, envolvendo diferentes formas de expressão do espaço. Os croquis confeccionados pelos educandos evidenciaram diferentes níveis de percepção e representação do espaço vivido, refletindo suas experiências cotidianas e suas interpretações individuais do entorno escolar.

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Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Experiências e Práticas Pedagógicas