NARRATIVAS VISUAIS NA EDUCAÇÃO UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Marsan Theobald Fritzen UFFS
  • Dr. Demétrio Alvez Paz UFFS
  • Dra. Jeize de Fátima Batista UFFS
  • Dra. Ana Cecília Teixeira Gonçalves UFFS

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, PIBID, ENSINO

Resumo

Os quadrinhos, antes vistos como cultura marginal, são hoje reconhecidos como ferramenta pedagógica valiosa, capazes de desenvolver habilidades de leitura crítica e multimodal ao integrar texto e imagem. Este estudo, vinculado ao PIBID, explora o potencial didático das HQs no Ensino Fundamental II, defendendo que sua inclusão na escola promove práticas mais dinâmicas e conectadas ao cotidiano dos alunos. A pesquisa, de natureza qualitativa, analisa como os quadrinhos podem ampliar o repertório linguístico e cognitivo dos estudantes, desde que mediados por professores com seleção criteriosa e abordagem intencional.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores