LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DA LUDICIDADE: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Ana Julia Matos Reisdorfer Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Natalie Wendt de Lima Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Raissa Gomes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cleusa Inês Ziesmann Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Alfabetização, ludicidade, infância

Resumo

Resumo.

Biografia do Autor

  • Ana Julia Matos Reisdorfer, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Ana Julia Matos Reisdorfer, 20 anos. Acadêmica do Curso de Pedagogia - Licenciatura – 3ª Fase/primeiro semestre/2025. Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo/RS, bolsista Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

     

  • Natalie Wendt de Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Natalie Wendt de Lima, 23 anos. Acadêmica do Curso de Pedagogia - Licenciatura – 3ª Fase/primeiro semestre/2025. Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo/RS, bolsista Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

  • Raissa Gomes, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Raissa Gomes , 19 anos. Acadêmica do Curso de Pedagogia - Licenciatura – 3ª Fase/primeiro semestre/2025. Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo/RS, bolsista Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

  • Cleusa Inês Ziesmann, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no campus Cerro Largo/RS; Professora permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE) no Campus Erechim/RS e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento e Políticas Públicas no Campus de Cerro Largo/RS. Doutora em Educação (PUCRS). Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí). Especialista em Interpretação, Tradução e Docência de Língua Brasileira de Sinais (Uníntese). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). Especialista em Educação Especial Inclusiva (UNIASSELVI). Graduada em Pedagogia / Orientação e Supervisão Escolar pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial/Inclusiva - GEPEI e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas GEPETEC da UFFS de Cerro Largo/RS. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado - AEE, Libras e Educação de Surdos, Formação de professores na perspectiva da inclusão (inicial e continuada).

Downloads

Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

Experiências e Práticas Pedagógicas