O evento, de abrangência nacional, é uma iniciativa conjunta dos referidos programas de Pós-Graduação em Educação, e tem por objetivo promover debates sobre a pesquisa em Educação, estreitar a relação entre os programas envolvidos e os demais programas da região, e buscar uma aproximação da Pós-Graduação com a Educação Básica. Esta é a terceira edição do evento, que visa ainda consolidar uma iniciativa que se iniciou há alguns anos, com a colaboração da UFPel, Unioeste - Francisco Beltrão e da UFFS, e que agora se mostra mais fortalecida com a adesão de três outros programas: UNOESC, UNOCHAPECÓ, UNIOESTE (Cascavel - PR).

Esta edição do evento em 2020 será realizada de modo virtual, dado o contexto atual da pandemia que ainda nos assola. Estará sediado formalmente na UFPel, sob coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFPel. As atividades acontecerão em duas etapas: uma Conferência de abertura no dia 30 de novembro e nos dias 1 e 2 de dezembro de 2020, acontecerão as Mesas Temáticas e a apresentação de trabalhos.

1. PROCESSO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: Ementa: Os fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa; técnicas, abordagens e procedimentos na pesquisa educacional.
2. EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM: Ementa: Estudos que abordam as relações entre escolarização e linguagens, cultura e educação.
3. TRABALHO DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Ementa: Contempla estudos relacionados às condições do trabalho docentes e à formação inicial e continuada de professores.
4. PROCESSOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Ementa: Estudos que contemplem os saberes e os fazeres presentes nos processos pedagógicos em suas dimensões teórico-práticas; espaços e tempos no processo educativo.
5. SOCIEDADE, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO: Ementa: Estudos de caráter históricos, filosóficos, sociológicos englobando os processos pedagógicos formais e não-formais.
6. POLÍTICAS EDUCACIONAIS POLÍTICAS CURRICULARES: Ementa: Estudos analíticos sobre as polí5cas educacionais e as políticas curriculares ligadas às experiências educativas formais e não-formais.