ASPECTOS DA TRAJETÓRIA POLÍTICA DE FLORESTAN FERNANDES COM VISTAS AO CONCEITO DE EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

  • Camila Grosseli Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Claudecir dos Santos

Resumo

Professor, pesquisador, sociólogo e político, mas, acima de tudo, cidadão brasileiro, Florestan Fernandes é autor de uma vasta obra que nos ajuda a interpretar o Brasil a partir da educação brasileira. Conforme os escritos biográficos, Florestan Fernandes atuou fortemente na defesa de uma educação para todos, ou seja, para ele a todos os cidadãos deveriam ser ofertadas todas as oportunidades educacionais, sendo esse o cerne do seu conceito de educação democrática. Para que isso se consolidasse, far-se-iam necessários a instauração de uma escola pública de qualidade, emancipadora, humanizadora e comprometida com igualdade social. O atendimento dessa, entre outras demandas, exige investimentos na educação, e é a partir deste ponto que buscamos analisar aspectos da trajetória política de Florestan Fernandes que convergem com o desenvolvimento de uma educação democrática, destacando-os através da análise documental.

Vale salientar que o presente trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa ao nível Stricto sensu, em andamento, que recorre a um estudo bibliográfico e documental inspirado na análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin, que nos permite, a partir de documentos selecionados, observar e analisar em que medida suas ações enquanto deputado federal corroboram com o conceito de educação democrática proposto nas entrelinhas de suas obras acerca da educação brasileira.

Publicado
01-10-2024
Seção
Fundamentos da Educação