CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA ETNOGRÁFICA PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A VISIBILIDADE DA DOCÊNCIA COM BEBÊS
Resumo
Este trabalho tem o intuito de analisar e pontuar as contribuições da pesquisa de cunho etnográfico no contexto da Educação e de modo particular na investigação da docência na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica que está relacionada a pesquisa de doutoramento em Educação, em curso, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, na linha de pesquisa Processos Educativos. Considerando que esta pesquisa busca dar visibilidade as relações constituídas na docência com bebê, valorizando uma perspectiva ética de cuidado, a etnografia apresenta-se como perspectiva teórica e metodológica que poderá contribuir para valorizar os processos culturais organizados no contexto da Educação Infantil. A presente proposta se organiza em dois momentos. Primeiramente buscamos apontar as contribuições da etnografia para as pesquisas no campo da educação e pontuar os principais aspectos que compõe uma pesquisa de natureza etnográfica. E, posteriormente, buscamos subsídios teóricos na Sociologia da Infância para apresentar a etnografia como importante abordagem, que atualmente, vem contribuindo de modo significativo para buscar o reconhecimento das culturas infantis.