A ESCOLARIZAÇÃO COMO DIREITO DE TODOS
UMA ANÁLISE SOBRE OS ALUNOS HAITIANOS EM CASCAVEL, PR (2010-2020)
Resumo
O presente artigo faz parte da pesquisa de Mestrado em andamento, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação/UNIOESTE, Campus Cascavel. O tema refere-se à presença dos alunos haitianos nas escolas públicas do município de Cascavel, no Paraná, entre os anos de 2010 a 2020, discutindo seu acesso e permanência. O embasamento desta pesquisa efetuou-se sobre a legislação que garante o acesso à educação como um dos direitos básicos do cidadão. Para tanto, formulou-se a seguinte questão norteadora: Quais são os desafios enfrentados pela escola pública de Cascavel para possibilitar o acesso e a permanência dos alunos haitianos? Trata-se de um estudo a partir da coleta de dados junto aos órgãos, como o Núcleo Regional de Educação (NRE) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED), bem como pesquisa bibliográfica em autores, especialmente em Ribeiro (1987), Fávero (2014), Alves (2015) que tematizam sobre a escola pública. Temos como objetivo examinar a presença e permanência dos haitianos nas escolas publicas do municipio Cascavel no contexto da escola para todos.