ESTUDO SOBRE DISSERTAÇÕES E TESES QUE ABORDAM O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica. Inicialmente se fez um levantamento de dissertações e teses na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com o intuito de investigar o que se tem publicado envolvendo o ensino de funções no Ensino Fundamental. Obteve-se cinquenta e quatro dissertações, das quais foram analisadas apenas dez, o que significa que há uma pequena quantidade de trabalhos voltada ao ensino de funções nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Destaca-se, ainda, que cinco trabalhos abordam o tema função de forma ampla, ou seja, o trabalho concentrou-se no conceito de função, sem necessariamente especificar algum tipo de função (afim, quadrática, exponencial, etc.). A Teoria dos Registros de Representação de Semióticas (TRRS) de Raymond Duval foi observada em três trabalhos, há a presença da Modelagem Matemática em três trabalhos, cinco trabalhos utilizam-se da Engenharia Didática para organizar o processo de ensino e aprendizagem dos trabalhos, e somente três trabalhos utilizam tecnologias digitais. Outro ponto em destaque é que nenhum trabalho foi pautado na Investigação Matemática.