A INTERAÇÃO SOCIAL E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS: UMA ABORDAGEM VYGOTSKIANA
INTERAÇÃO SOCIAL E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS: UMA ABORDAGEM VYGOTSKIANA
Resumo
Este estudo explora a importância da interação social para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças autistas, fundamentando-se nos conceitos socioculturais de Lev Vygotsky. A pesquisa, é parte de um mestrado em Educação na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), utilizou uma abordagem qualitativa através de um estudo de caso realizado em uma escola estadual em Içara/SC. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observações com a segunda professora, a professora regente e a professora de apoio ao TEA, focando em dois estudantes autistas de 8 anos de idade.
Os resultados indicam que a interação social e a aprendizagem entre pares são cruciais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais em crianças autistas. A pesquisa ressalta a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas que vão além do papel do segundo professor, destacando a importância da colaboração entre todos os profissionais educacionais envolvidos.