FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO

UM ESTUDO DA REDE MUNICIPAL DE FRANCISCO BELTRÃO/PR

  • Sandra Camargo de Andrade Borges Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Paola Regina de Oliveira Valdameri Universidade Estadual do Oeste do Paraná/ Francisco Beltrão PR
  • Gillana Oliveira da Costa Universidade Estadual do Oeste do Paraná Francisco Beltrão PR

Resumo

O presente texto discute uma temática em comum de três pesquisas de mestrado, que estão em desenvolvimento, na área da educação e compõem os estudos do Grupo De Estudos Pesquisas, Ensino e Aprendizagem na Teoria Histórico-Cultural (GEPEATH). Essa discussão tem por objetivo compreender como acontece a formação continuada em serviço de professores do município de Francisco Beltrão-PR, especificamente professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental 1.Também apresentaremos dados de uma entrevista semiestruturada, realizada com uma profissional da Secretaria Municipal de Educação de Francisco Beltrão (SEMED-FB), no mês de junho de 2024. A entrevista foi registrada por meio de gravação em áudio, e posteriormente transcrita. Teve como objetivo compreender quais os fundamentos teórico metodológicos da formação em serviço de professores alfabetizadores e qual referencial teórico orienta o processo de ensino e de aprendizagem na rede municipal de Francisco Beltrão-PR. A formação continuada “sustenta-se na compreensão de processo contínuo, planejado e articulado às ações docentes” (Costa-Hubes; Dal Molin, 2012, p. 172). Seguindo dessa concepção, a formação voltada aos professores, é um processo dialético, partindo das demandas encontradas na sala de aula, e não hierárquico, de forma impositiva, ou seja, sem a participação dos docentes na escolha das temáticas das formações. Como nosso foco é a formação em serviço, a questão é ainda mais específica, pois o professor, que atua no contexto escolar, compreende as dificuldades e pode contribuir para elencar as principais demandas para pensar a formação em serviço dos docentes. 

Por fim, compreendemos que o ecletismo teórico empregado na SEMED-FB, não contribui para uma base teórica epistemológica apropriada para a alfabetização, pois, ao apontar várias direções para compreensão do ensino e da aprendizagem não se chega ao desenvolvimento pleno da criança. Estudar a formação continuada em serviço é, portanto, um exercício de compreensão profunda sobre os sujeitos que a promovem e a vivenciam. Isso inclui analisar a abordagem pedagógica adotada, o planejamento envolvido, os pressupostos epistemológicos que fundamentam essas práticas e os interesses subjacentes que podem influenciar as direções dessas formações. Essa compreensão permite uma visão crítica e reflexiva sobre o papel da formação em serviço no desenvolvimento profissional e na melhoria da prática educacional.

 

 

Publicado
01-10-2024
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores