O USO DE MAPAS MENTAIS ENQUANTO METODOLOGIA ATIVA APLICADA ÀS AULAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO

  • Vitória Alves de Morais Universidade Estadual de Londrina

Resumo

O trabalho em questão explora a utilização de mapas mentais como uma metodologia ativa nas aulas de geografia no ensino médio, destacando seus benefícios e resultados da aplicação da atividade em uma turma de 2º ano do ensino médio da rede pública do estado do Paraná . Inicialmente, o texto aborda os fundamentos teóricos dos mapas mentais, enfatizando sua diferença de mapas conceituais, além de exemplificar que tal é uma excelente ferramenta didática visto que organiza visualmente informações complexas, facilitando a compreensão e a memorização dos conteúdos geográficos. A metodologia ativa é apresentada como uma abordagem pedagógica que coloca os estudantes no centro do processo de aprendizagem, promovendo maior engajamento e participação. Posteriormente, são expostos os mapas mentais que a turma fez do tema ''conflitos mundiais''. Percebeu-se, então, que a proposta da avaliação desenvolveu e expôs as  habilidades cognitivas dos alunos.

Publicado
01-10-2024
Seção
Organização e Práticas Educativas na Educação Básica