UMA RELAÇÃO INTERCULTURAL

ENTRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA E A INSERÇÃO DAS CRIANÇAS IMIGRANTES NA ESCOLA

Resumo

As relações interculturais dentro dos espaços escolares, principalmente entre crianças, formam uma realidade presente e diversificada. As trocas realizadas entre crianças e crianças imigrantes, no contexto de ondas migratórias constantes e na inserção educacional, possibilitam a interculturalidade entre ambas. O papel da professora nessas relações é fundamental para a mediação dos processos educativos. Dentro das práticas pedagógicas que possibilitam a interculturalidade, a afetividade e o carinho da docente se caracterizam como o primeiro contato de crianças imigrantes no espaço escolar. Entre o brincar e o aprender, as crianças imigrantes, detentoras de direitos universais, colaboram para as trocas sociais e históricas da sociedade. Porém, o olhar para essas crianças muitas vezes é marginalizado pelo próprio sistema educacional homogêneo, que não leva em consideração a multiculturalidade existente nos diversos espaços ocupados por todos. Para entender essas relações, a formação, seja inicial ou continuada, da professora é essencial para a inserção efetiva das práticas pedagógicas que promovem a interculturalidade no contexto e no espaço escolar. Apesar dos esforços para garantir um ambiente acolhedor, a professora também deve considerar os aspectos sociais e históricos da criança imigrante na conjuntura escolar. Para compreendermos essas relações, autores como Kramer (2007), Fleuri (2018) e Infantino e Moretti (2024) são utilizados nos fundamentos teóricos.

Publicado
01-10-2024
Seção
Organização e Práticas Educativas na Educação Básica