SAÚDE MENTAL DO DOCENTE: PERCURSO HISTÓRICO E PRÁTICAS DE CUIDADO NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO

  • Andressa Antonioli Mestranda da Unioeste
  • Giseli Monteiro Gagliotto

Resumo

Este resumo é parte de uma pesquisa, ainda em andamento, no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão. Tem por objetivo abordar a saúde mental dos docentes, no ambiente universitário. Buscamos, a partir de uma revisão bibliográfica, da perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético e tomando como referências teórico-conceituais a psicanálise, contextualizar, o percurso histórico da saúde mental, no Brasil, o entrelaçamento da psicanálise e a educação, bem como o adoecimento psíquico e os mecanismos de cuidado disponíveis aos docentes. Os objetivos foram analisar as manifestações de sofrimento psíquico dos docentes e identificar as possibilidades de intervenção, a fim de promover a saúde mental no ambiente universitário.

Publicado
03-10-2024
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores