DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM UMA PRÁTICA EDUCATIVA ENVOLVENDO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Aprender matemática através da resolução de problemas é uma habilidade fundamental a ser desenvolvida nos estudantes da Educação Básica. Para que isso ocorra, é interessante desenvolver trabalhos na perspectiva do Pensamento Computacional (PC) para o ensino de matemática. Por mais que o termo PC pareça remeter apenas aos computadores, é muito mais amplo do que isso. Wing (2017, p. 8) conceitua o PC como o “processo de pensamento envolvido na formulação de um problema e na expressão de sua solução ou soluções de tal forma que um computador - humano ou máquina - possa realizá-lo efetivamente”. Justamente por essas razões, o PC tem sido vinculado ao currículo de Matemática, especialmente através da BNCC - Base Nacional Comum Curricular que sugere o uso de atividades de programação desplugada nas aulas de matemática, visto que estas mobilizam o pensamento lógico e matemático (Brasil, 2017). No presente trabalho, apresenta-se uma prática no Ensino Médio, em que abordou-se o PC através da resolução de problemas matemáticos retirados da Olimpíada Matemática Sem Fronteiras. A prática mostrou potencialidades e desafios ao abordar o PC no ensino de Matemática. Entre as potencialidades, pode-se citar o engajamento dos alunos e o exercício do pensamento lógico e matemático. Entre os desafios, pode-se citar a dificuldade de interpretação dos alunos e sua ânsia por chegar na resolução final, sem mesmo ter passado por todo processo resolutivo.