PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
UMA ANÁLISE REFLEXIVA DOS AVANÇOS E RETROCESSOS
Resumo
Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise reflexiva do Plano Nacional de Educação (PNE-2014-2024), a fim de avaliar a efetivação das metas e estratégias estabelecidas no documentos. Para tanto, inicia-se com uma breve contextualização histórica do processo de construção do PNE, perpassando pela apresentação das Conferências de Educação (Coneb/CONAE), movimentos que contribuíram para a elaboração do documento final do atual PNE (2014-2024) e finaliza-se com a reflexão sobre a efetivação do atual PNE, tomando por base o Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento e Avaliação do PNE (2022). Utilizou-se como aporte teórico legislações que versam sobre o tema, tais como: Constituição da República Federativa do Brasil (1934, 1946 e 1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/96), a Lei de Aprovação do PNE (Lei nº. 13.005/14) e o Relatório de Avaliação do PNE-2022. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa analisada à luz dos autores Saviani (2006) e Davies (2010). Esse trabalho é originário de uma dissertação de mestrado concluída em julho de 2024 e os resultados apontam alguns dos obstáculos que o Plano Nacional de Educação enfrenta para efetivar suas metas.