PEDAGOGIA LUTERANA
UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS NORTEADORES DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ESCOLAS LUTERANAS (ANEL)
Resumo
O presente resumo tem como objetivo investigar alguns dos principais aspectos que compõem a pedagogia luterana, fruto da reforma protestante, observando em que medida eles compõem os documentos norteadores das escolas luteranas de hoje. Para isso utilizou-se como fonte de pesquisa os principais escritos sobre educação do reformador Martinho Lutero, bem como os documentos norteadores das escolas da Associação Nacional de Escolas Luteranas, (ANEL). Explorando a documentação, é possível observar que a pedagogia estabelecida a partir da Reforma Protestante está expressa nos documentos norteadores das escolas luteranas, na medida em que estes documentos trazem por escrito elementos característicos dela. Nestes documentos foram identificados apontamentos como: necessidade do rompimento da prática tradicional de ensino que vinha sendo praticada na época; preocupação de uma formação integral do ser humano, para que esteja preparado para o enfrentamento de problemas concretos em sua vida, bem como a preparação de um ser humano apto a testemunhar o amor de Deus para os demais. Nesse sentido, esta pesquisa é subsídio para refletir sobre a prática pedagógica luterana, estabelecida a partir da Reforma, e a sua relação com as práticas das escolas luteranas da ANEL da atualidade.