A ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

  • Juliana Alves Pereira UNOCHAPECO
  • Tania Mara Zancanaro Pieckowski

Resumo

Esta pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa II Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Unochapecó e objetiva identificar como pessoas adultas com deficiência intelectual narram o processo de aquisição da leitura e da escrita e qual a relevância atribuída por elas e suas famílias a essa aprendizagem. O problema de pesquisa que direciona este estudo assim se constitui: como pessoas adultas com deficiência intelectual narram o processo de aquisição da leitura e da escrita e qual a relevância atribuída por elas e suas famílias a essa aprendizagem? Assim a escolha da temática se deu devido aos anseios vivenciados nas práticas profissionais e a satisfação constatada frente às funcionalidades da leitura e da escrita por adultos com deficiência intelectual. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, na perspectiva pós-estruturalista. A geração de materialidades empíricas acontecerá por meio de entrevistas narrativas com adultos com deficiência intelectual e suas famílias, vinculados ao Centro de Atendimento Educacional Especializado em Educação Especial CAESP de Xaxim (SC).  As narrativas serão organizadas em agrupamentos temáticos e examinadas por meio da análise do discurso, com referenciais foucaultianos. Considerando que a pesquisa está na etapa inicial.

Palavras-chave: Educação Especial. Pessoas com Deficiência Intelectual. Inclusão escolar. Aprendizagem da leitura e da escrita.

Publicado
01-10-2024
Seção
Educação, Cultura e Linguagem