O IMPACTO DO PROJETO DE EDUCAÇÃO PROPOSTO PELA BNCC E SUA IMPLICAÇÃO NA FORMAÇÃO HUMANA

  • Mikely Vanessa Gonçalves Casanova Ribas Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Veronice Suriano Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste https://orcid.org/0000-0003-4295-9685

Resumo

Observando a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como a definição de competências e habilidades a serem desenvolvidas na efetivação da aprendizagem, objetiva-se com o estudo, refletir sobre as consequências da implementação das políticas curriculares contemporâneas, na formação dos estudantes da Educação Básica. Considerando as relações e correlações que se estabelecem entre estes, propõe-se ainda, observar as interferências do Banco Mundial na implementação de tais políticas e as intencionalidades deste documento. Para tal objetivo, utilizou-se a abordagem metodológica qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica e documental, a partir da seleção de livros e artigos acadêmicos da base de dados da BDTD e Scielo.

O estudo estruturou-se em três alicerces, sendo: a) as inferências do Banco Mundial sobre as políticas educacionais; b) a implementação da BNCC enquanto recente reforma na política educacional para a Educação Básica; c) as implicações das intencionalidades curriculares na formação dos estudantes. Desta forma busca-se analisar quais os impactos da efetivação do projeto de educação proposto pelas atuais políticas curriculares, na formação humana, destacando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), suas intencionalidades e idealizadores. Espera-se contribuir para a criação de espaços de reflexão e de luta diante de uma formação humana total.

Publicado
01-10-2024
Seção
Políticas Educacionais Políticas Curriculares