IMPACTOS E DESAFIOS DA ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL NO BRASIL: ENTRE A TRANSPARÊNCIA E AS DISTORÇÕES NO ENSINO

  • Arcielli Royer Nogueira Unioeste Cascavel
  • Silvane dos Dantos de Moura Macagnan UNIOESTE/ Cascavel

Resumo

Este estudo explora os efeitos e desafios das políticas educacionais de "accountability" no Brasil, com ênfase nas suas consequências para a qualidade do ensino. A pesquisa analisa como essas políticas aumentaram a transparência e melhoraram os resultados escolares. Ao mesmo tempo, também descobre obstáculos importantes, como a inflação de notas e a redução do número de aulas disponíveis. Essas distorções, causadas pela pressão para melhorar o desempenho em testes padronizados, podem comprometer a qualidade do processo educacional, levando a práticas que aumentam os benefícios sem promover uma aprendizagem significativa. O estudo conclui que, embora as políticas de “accountability” possam melhorar a gestão da educação, elas precisam ser ajustadas para garantir uma educação mais justa e inclusiva que valorize o desenvolvimento integral dos estudantes.

Publicado
01-10-2024
Seção
Políticas Educacionais Políticas Curriculares