• A contribuição é original e inédita;
  • O texto está em formato editável (doc. docx, odt), com Letra Times New Roman, tamanho 12. Configuração da página: Margens - superior e inferior: 3 cm; direita e esquerda: 2,5 cm. Folha: A4. Título: centralizado, letra maiúscula e  em negrito. Autor(es): abaixo do Título, à direita. Crédito do(s) autor(es), instituição e endereço eletrônico em nota de rodapé numérica personalizada no final da 1ª página. Espaço entre as linhas 1,5 cm.
  • O texto está formatado conforme a template do evento?

NORMAS DE FORMATAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

A revisão linguística dos resumos e o conteúdo do trabalho submetido é de exclusiva responsabilidade do autor.

Estilo: redação com editor de textos Word 1997 ou posterior, Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas, parágrafo de 1,25 cm.

Extensão: de 4 a 6 páginas (com espaços), considerando-se todo o conteúdo do manuscrito, inclusive tabelas, ilustrações e referências.

Título: Corresponde ao nome do Grupo de Pesquisa. Deve ser registrado em maiúsculo, negritado e centralizado.

Autor: após o título, deixar uma linha em branco e, alinhado à esquerda e com espaçamento simples, registrar separadamente o nome completo do Líder do Grupo, seguido da sigla da Instituição e endereço de e-mail.

Ex.: Líder: Paula Orlando – Unoesc - paula@gmail.com

Eixo temático: após a descrição do autor (líder do grupo), deixar uma linha em branco (espaçamento simples) e registrar o nome do eixo temático ao qual se filia o grupo de pesquisa.

Ex.: Eixo temático: 1. Processos de pesquisa em educação

O resumo: Deixar uma linha em branco e apresentar o conteúdo do resumo expandido. O texto sequencial, isto é, sem títulos, deve conter: introdução, com apresentação das características gerais do grupo de pesquisa; objetivos do grupo de pesquisa; linhas de pesquisa, com descrição da ementa de cada linha; síntese apreciativa da produção realizada nos últimos três anos (2019-2021); indicação dos grandes temas de debate do grupo; perspectivas futuras; e articulações nacionais e internacionais.

Palavras-chave: Após o texto, inserir uma linha em branco e a expressão “Palavras-chave:”, onde devem constar as palavras-chave do grupo, constantes no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, Plataforma CNPq,  separados entre si por ponto.

Referências: Após as Palavras-chave, inserir uma linha em branco, o título centralizado “Referências” e listar as obras citadas no corpo do resumo. As referências devem ser elaboradas de acordo com a NBR-6023/2018: alinhadas à margem esquerda, redigidas com fonte 12, com espaçamento simples entre as linhas e separadas entre si por um espaço simples.

Citações:  devem estar de acordo com as normas recentes da ABNT, usando-se o sistema autor-data.

Citações diretas longas (mais de três linhas): Times New Roman, fonte 10, justificado, espaçamento simples, com recuo de 4 cm no parágrafo inteiro.

Notas de rodapé: devem ser colocadas ao longo do texto e ter caráter unicamente explicativo. Cada nota poderá conter, no máximo, 100 (cem) caracteres. Usar fonte 10 e espaçamento simples entre as linhas.

Tabelas e ilustrações: devem ser apresentadas no corpo do texto, devidamente numeradas, acompanhadas da indicação de título (tamanho 10) e fonte (tamanho 10). Exemplo:

Tabela 1 - Título

25,4

36,3

38,3

Fonte: xxxxxxxxxxx

Exemplos de referências:

Livro:

RAMOS, Marise Nogueira. Pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Capítulo de livro

DOURADO. Luiz Fernandes. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 77-95.

Artigo de Revista

SERVILHA, Emilse. Aparecida Merlin. Estresse em professores universitários na área de fonoaudiologia. Revista de Ciências Médicas, Campinas, v. 14, n. 1, p. 43-52, jan./fev. 2005.

Texto eletrônico

BRASIL. Novo Código Civil. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. São Paulo: IOB Thomson, 2002. 95 p. Disponível em: http://www.senado.gov.br/web/senador/alvarodi/b_menu_esquerdo/4_biblioteca_virtual/Novo_codigo_civil.pdf. Acesso em: 10 fev. 2007.

Legislação

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996. Seção 1, p. 27833-27841.

ENVIO DOS RESUMOS

1. Os resumos devem ser submetidos pelo formulário https://eventos.unochapeco.edu.br/iiseminariodosgruposdepesquisadosenpe/
  1. O arquivo, em Word, deverá ser identificado com nome do autor+Eixo
    1. Exemplo 1: Eixo1
    2. Exemplo 2: Eixo2

1. Atenção:
    1. Não deixar nenhum espaço e não utilizar acentuação no nome do arquivo.
    2. Cada e-mail deverá conter somente um trabalho.