O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita;
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em formato editável (doc. docx, odt), com Letra Times New Roman, tamanho 12. Configuração da página: Margens - superior e inferior: 3 cm; direita e esquerda: 2,5 cm. Folha: A4. Título: centralizado, letra maiúscula e  em negrito. Autor(es): abaixo do Título, à direita. Crédito do(s) autor(es), instituição e endereço eletrônico em nota de rodapé numérica personalizada no final da 1ª página. Espaço entre as linhas 1,5 cm.
  • O texto está formatado conforme a template do evento?

Diretrizes para Autores

NORMAS DE FORMATAÇÃO - RESUMOS EXPANDIDOS

 

 A submissão de trabalhos está vinculada à inscrição dos autores e coautores no evento e ao pagamento das respectivas taxas de inscrição.

A inclusão do trabalho na programação oficial, o recebimento da declaração de apresentação correspondente e a publicação do resumo expandido nos anais do evento dependem do atendimento às normas gerais e de formatação dos trabalhos e da aprovação pelo Comitê Científico.

 

NORMAS GERAIS 

 

  1. Processos de pesquisa em educação: Fundamentos teóricos, epistemológicos e metodológicos da pesquisa em educação
  2. Educação, cultura e linguagens: Estudos que abordam as relações entre linguagens, cultura e educação.
  3. Trabalho docente e formação de professores:Estudos relacionados às condições do trabalho docente e à formação inicial e continuada de professores.
  4. Organização e práticas educativas na educação básica:Estudos que contemplam os saberes e os fazeres presentes nos processos pedagógicos em suas dimensões teórico-práticas e espaços e tempos no processo educativo. 
  5. Fundamentos da educação:Estudos de caráter históricos, filosóficos, sociológicos, psicológicos e antropológicos relacionados aos processos pedagógicos formais e não-formais da educação. 
  6. Políticas educacionais e políticas curriculares: Investigações sobre políticas educacionais e políticas curriculares em âmbito local, nacional e global. 
  7. Movimentos sociais e práticas transformadoras: Pesquisa sobre os Movimentos Sociais, minorias sociais, questões ambientais, gênero e feminismos, raça/etnia e lutas contrárias às desigualdades.
  • O período para submissão dos trabalhos é de 17 de junho a 16 de agosto de 2024.
  • Cada autor poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos, como autor e/ou coautor.
  • Além do autor principal, cada trabalho pode ter até dois coautores.
  • A revisão linguística dos trabalhos submetidos é de responsabilidade dos autores.
  • O conteúdo do trabalho submetido é de exclusiva responsabilidade dos autores.

 

NORMAS DE FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS 

 

  • Estrutura: utilizar o template com a estrutura do arquivo padrão, disponível na página do evento.
  • Estilo: redação com editor de textos Word 1997 ou posterior, Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas, parágrafo de 1,25 cm.
  • Extensão: de 7 a 9 páginas, considerando-se todo o conteúdo do trabalho, inclusive tabelas, ilustrações e referências.
  • Título: em maiúsculo, negritado e centralizado, com no máximo 120 caracteres (com espaços).
  • Autor(es): após o título, deixar uma linha em branco (espaço 1,5) e, alinhado à esquerda e com espaçamento 1,5, registrar separadamente o nome completo de cada autor/coautor, com inclusão de nota de rodapé (numerada sequencialmente) para apresentação das credenciais de cada autor/coautor, e registro do eixo temático

Exemplo:

 

Valéria de Medeiros Rocha1

                       Demétrio Luiz Alves2

Eixo temático: Fundamentos da Educação

 

 No rodapé da página:

______________________________

1 Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). valéria@gmail.com

2 Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). demetrio@gmail.com 

 

  • Após a menção ao eixo temático, deixar uma linha em branco (espaço 1,5) e apresentar o conteúdo do resumo O texto deve ser sequencial, isto é, sem subtítulos, e deve conter: introdução com apresentação do tema, do objetivo do trabalho e dos procedimentos metodológicos; desenvolvimento, com os aportes teóricos e a apresentação e discussão dos resultados; e considerações finais.
  • Após o texto, inserir uma linha em branco (espaço 1,5) e incluir a expressão “Palavras-chave:” (alinhada à esquerda e negritada). Devem constar de 3 a 5 palavras-chave, escritas apenas com as iniciais maiúsculas e separadas entre si por ponto.
  • Após as palavras-chave, inserir uma linha em branco, o título centralizado “REFERÊNCIAS” e listar as obras citadas no resumo. As referências devem ser elaboradas de acordo com a NBR-6023 / 2018, alinhadas à margem esquerda, redigidas com fonte 12, espaçamento simples e separadas entre si por um espaço simples.
  • As citações devem estar de acordo com as normas da ABNT (NBR 10520 / 2023), usando-se o sistema autor-data.
  • Para citações diretas longas (mais de três linhas), usar Times New Roman, fonte 10, justificado, espaçamento simples, com recuo de 4 cm no parágrafo inteiro.
  • Notas de rodapé devem ser dispostas ao longo do texto e ter caráter unicamente explicativo. Cada nota poderá conter, no máximo, 100 (cem) caracteres. Usar fonte 10 e espaçamento simples entre as linhas.
  • Tabelas e ilustrações devem ser apresentadas no corpo do texto, devidamente numeradas, acompanhadas da indicação de título (tamanho 10) e fonte (tamanho 10). Exemplo:

 

Tabela 1 – Teses e dissertações por categoria e ano (2008-2010)

Categoria

Anos

2008

2009

2010

Total

Concepções de docência e de formação de professores

Políticas e propostas de formação de professores

Formação inicial

Formação continuada

Trabalho docente

Identidade e profissão docente

Revisão da literatura

6

8

19

18

17

20

-

7

9

21

5

17

10

-

2

4

18

2

11

5

1

15

21

58

25

45

35

1

Total

88

69

43

200

Fonte: Brzezinski (2014 apud Raimundo; Fagundes, 2018, p. 902).

  

  • Exemplos de referências:

Livro

 

RAMOS, M. N. Pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

 

Capítulo de livro

 

DOURADO. L. F. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, N. S. C. (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 77-95.

 

Artigo de Revista

 

SERVILHA, E. A. M. Estresse em professores universitários na área de fonoaudiologia. Revista de Ciências Médicas, Campinas, v. 14, n. 1, p. 43-52, jan./fev. 2005.

 

Texto eletrônico

 

BRASIL. Novo Código Civil. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. São Paulo: IOB Thomson, 2002. 95 p. Disponível em: http://www.senado.gov.br/web/senador/alvarodi/b_menu_esquerdo/4_biblioteca_virtual/Novo_codigo_civil.pdf. Acesso em: 10 fev. 2007.

 

Legislação

 

BRASIL. Lei n. 13.427, de 30 de março de 2017. Altera o art. 7º da Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990, que “dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências”, para inserir, entre os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), o princípio da organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica em geral. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 30 mar. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13427.htm. Acesso em: 19 fev. 2019.

 

Trabalho em anais de evento

 

FERREIRA, C. B.; RODRIGUES, A. Educação a distância – EaD: aspectos do curso e motivos de escolha por esta modalidade de ensino. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 5.; CONGRESSO INTERNACIONAL TRABALHOS DOCENTES E PROCESSOS EDUCATIVOS, 1., 2015, Uberaba. Anais [...]. Uberaba, 2015. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=GiL3LNwrkQoC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_ summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 20 mar. 2019.

  

ENVIO DOS TRABALHOS

 

 

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

 

  • Os trabalhos submetidos ao IV SENPE serão analisados pelo Comitê Científico, inicialmente quanto à forma, de modo a confirmar o atendimento às condições gerais e às normas de submissão (fase eliminatória). Na sequência, se atendidas as condições e normas, serão submetidos à avaliação de pareceristas.

 

  • A avaliação dos trabalhos considerará os seguintes critérios:
  1. adequação do conteúdo ao eixo temático indicado;
  2. clareza na escrita do resumo, considerando suas partes constituintes: introdução, desenvolvimento e conclusão;
  3. articulação do tratamento teórico e metodológico;
  4. contribuição para a área da educação;
  5. correção da linguagem, citações e referências.

 

  • O parecer do Comitê Científico é conclusivo e, como tal, não estará sujeito à reconsideração.
  • A divulgação final dos trabalhos aprovados para comunicação no evento ocorrerá até o dia 10 de setembro de
  • Somente os trabalhos apresentados, conforme a programação, serão publicados nos respectivos anais.
  • A comunicação dos trabalhos dar-se-á na modalidade oral. Os autores disporão de 15 minutos de apresentação.

 

CONTATO

senpe.educacao@gmail.com

 

Clique nos links abaixo para fazer o download do arquivo com as normas para submissão e do template do evento:

Normas para submissão de trabalhos

Template - resumo expandido

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