O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita;
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em formato editável (doc. docx, odt), com Letra Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas, parágrafo de 1,25 cm. Configuração da página: Margens - superior e inferior: 3 cm; direita e esquerda: 2 cm. Folha: A4. Título: centralizado, letra maiúscula e em negrito. Autor(es): após o título, com uma linha em branco (espaço 1,5), alinhado à esquerda e com espaçamento 1,5, com inclusão de nota de rodapé (numerada sequencialmente) para apresentação das credenciais de cada autor/coautor, e registro do eixo temático.
  • O texto está formatado conforme a template do evento?

Diretrizes para Autores

NORMAS DE FORMATAÇÃO - RESUMOS EXPANDIDOS

 

 A submissão de trabalhos está vinculada à inscrição dos autores e coautores no evento e ao pagamento das respectivas taxas de inscrição.

A inclusão do trabalho na programação oficial, o recebimento da declaração de apresentação correspondente e a publicação do resumo expandido nos anais do evento dependem do atendimento às normas gerais e de formatação dos trabalhos e da aprovação pelo Comitê Científico.

 

NORMAS GERAIS 

 

  • As inscrições devem ser realizadas no sistema de inscrições da UFFS, disponível em https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SENPE/about/submissions
  • Nas inscrições e submissões de trabalhos oriundos de pesquisas a nível de Pós-Graduação é importante que seja mencionado no resumo expandido a ser submetido qual o estágio da pesquisa: se em andamento ou concluída.
  • Os trabalhos deverão ser apresentados na forma de resumos expandidos e para cada deve ser indicado o eixo temático correspondente, considerando as seguintes opções:
  1. Processos de pesquisa em educação: Fundamentos teóricos, epistemológicos e metodológicos da pesquisa em educação
  2. Educação, cultura e linguagens: Estudos que abordam as relações entre linguagens, cultura e educação.
  3. Trabalho docente e formação de professores:Estudos relacionados às condições do trabalho docente e à formação inicial e continuada de professores.
  4. Organização e práticas educativas na educação básica:Estudos que contemplam os saberes e os fazeres presentes nos processos pedagógicos em suas dimensões teórico-práticas e espaços e tempos no processo educativo. 
  5. Fundamentos da educação:Estudos de caráter históricos, filosóficos, sociológicos, psicológicos e antropológicos relacionados aos processos pedagógicos formais e não-formais da educação. 
  6. Políticas educacionais e políticas curriculares: Investigações sobre políticas educacionais e políticas curriculares em âmbito local, nacional e global. 
  7. Movimentos sociais e práticas transformadoras: Pesquisa sobre os Movimentos Sociais, minorias sociais, questões ambientais, gênero e feminismos, raça/etnia e lutas contrárias às desigualdades.
  • O período para submissão dos trabalhos é de 17 de junho a 30 de agosto de 2024.
  • Cada autor poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos, como autor e/ou coautor.
  • Além do autor principal, cada trabalho pode ter até dois coautores.
  • A revisão linguística dos trabalhos submetidos é de responsabilidade dos autores.
  • O conteúdo do trabalho submetido é de exclusiva responsabilidade dos autores.

 

NORMAS DE FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS 

 

  • Estrutura: utilizar o template com a estrutura do arquivo padrão, disponível na página do evento.
  • Estilo: redação com editor de textos Word 1997 ou posterior, Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas, parágrafo de 1,25 cm.
  • Extensão: de 7 a 9 páginas, considerando-se todo o conteúdo do trabalho, inclusive tabelas, ilustrações e referências.
  • Título: em maiúsculo, negritado e centralizado, com no máximo 120 caracteres (com espaços).
  • Autor(es): após o título, deixar uma linha em branco (espaço 1,5) e, alinhado à esquerda e com espaçamento 1,5, registrar separadamente o nome completo de cada autor/coautor, com inclusão de nota de rodapé (numerada sequencialmente) para apresentação das credenciais de cada autor/coautor, e registro do eixo temático

  • Após a menção ao eixo temático, deixar uma linha em branco (espaço 1,5) e apresentar o conteúdo do resumo O texto deve ser sequencial, isto é, sem subtítulos, e deve conter: introdução com apresentação do tema, do objetivo do trabalho e dos procedimentos metodológicos; desenvolvimento, com os aportes teóricos e a apresentação e discussão dos resultados; e considerações finais.
  • Após o texto, inserir uma linha em branco (espaço 1,5) e incluir a expressão “Palavras-chave:” (alinhada à esquerda e negritada). Devem constar de 3 a 5 palavras-chave, escritas apenas com as iniciais maiúsculas e separadas entre si por ponto.
  • Após as palavras-chave, inserir uma linha em branco, o título centralizado “REFERÊNCIAS” e listar as obras citadas no resumo. As referências devem ser elaboradas de acordo com a NBR-6023 / 2018, alinhadas à margem esquerda, redigidas com fonte 12, espaçamento simples e separadas entre si por um espaço simples.
  • As citações devem estar de acordo com as normas da ABNT (NBR 10520 / 2023), usando-se o sistema autor-data.
  • Para citações diretas longas (mais de três linhas), usar Times New Roman, fonte 10, justificado, espaçamento simples, com recuo de 4 cm no parágrafo inteiro.
  • Notas de rodapé devem ser dispostas ao longo do texto e ter caráter unicamente explicativo. Cada nota poderá conter, no máximo, 100 (cem) caracteres. Usar fonte 10 e espaçamento simples entre as linhas.
  • Tabelas e ilustrações devem ser apresentadas no corpo do texto, devidamente numeradas, acompanhadas da indicação de título (tamanho 10) e fonte (tamanho 10). Exemplo:

 

 

  

  • Exemplos de referências:

Livro

 

RAMOS, M. N. Pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

 

Capítulo de livro

 

DOURADO. L. F. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, N. S. C. (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 77-95.

 

Artigo de Revista

 

SERVILHA, E. A. M. Estresse em professores universitários na área de fonoaudiologia. Revista de Ciências Médicas, Campinas, v. 14, n. 1, p. 43-52, jan./fev. 2005.

 

Texto eletrônico

 

BRASIL. Novo Código Civil. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. São Paulo: IOB Thomson, 2002. 95 p. Disponível em: http://www.senado.gov.br/web/senador/alvarodi/b_menu_esquerdo/4_biblioteca_virtual/Novo_codigo_civil.pdf. Acesso em: 10 fev. 2007.

 

Legislação

 

BRASIL. Lei n. 13.427, de 30 de março de 2017. Altera o art. 7º da Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990, que “dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências”, para inserir, entre os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), o princípio da organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica em geral. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 30 mar. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13427.htm. Acesso em: 19 fev. 2019.

 

Trabalho em anais de evento

 

FERREIRA, C. B.; RODRIGUES, A. Educação a distância – EaD: aspectos do curso e motivos de escolha por esta modalidade de ensino. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 5.; CONGRESSO INTERNACIONAL TRABALHOS DOCENTES E PROCESSOS EDUCATIVOS, 1., 2015, Uberaba. Anais [...]. Uberaba, 2015. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=GiL3LNwrkQoC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_ summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 20 mar. 2019.

  

ENVIO DOS TRABALHOS

 

 

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

 

  • Os trabalhos submetidos ao IV SENPE serão analisados pelo Comitê Científico, inicialmente quanto à forma, de modo a confirmar o atendimento às condições gerais e às normas de submissão (fase eliminatória). Na sequência, se atendidas as condições e normas, serão submetidos à avaliação de pareceristas.

 

  • A avaliação dos trabalhos considerará os seguintes critérios:
  1. adequação do conteúdo ao eixo temático indicado;
  2. clareza na escrita do resumo, considerando suas partes constituintes: introdução, desenvolvimento e conclusão;
  3. articulação do tratamento teórico e metodológico;
  4. contribuição para a área da educação;
  5. correção da linguagem, citações e referências.

 

  • O parecer do Comitê Científico é conclusivo e, como tal, não estará sujeito à reconsideração.
  • A divulgação final dos trabalhos aprovados para comunicação no evento ocorrerá até o dia 13 de setembro de 2024
  • Somente os trabalhos apresentados, conforme a programação, serão publicados nos respectivos anais.
  • A comunicação dos trabalhos dar-se-á na modalidade oral. Os autores disporão de 15 minutos de apresentação.

 

COMITÊ CIENTÍFICO
André Luís de Souza Lima (Unisul) – Coordenação
Elton Luiz Nardi (Unoesc) – Coordenação
Carla Karnoppi Vasques (UFRGS)
Fabiano Antonio dos Santos (UFMS)
Hermeson Claudio Mendonça Menezes (Unoesc)
Laura Cristina Vieira Pizzi (UFAL)
Maria Sirlene Pereira Schlickmann (Unisul)
Simone de Fátima Flach (UEPG)

 

CONTATO

senpe.educacao@gmail.com

 

Clique nos links abaixo para fazer o download do arquivo com as normas para submissão e do template do evento:

Normas para Submissão

Template - resumo expandido

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste evento serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.