O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTRAPOSIÇÃO À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC):
CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
Resumo
Com a finalidade de discutir o ensino de História na Educação Infantil que tem como fundamento a Teoria Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica, este artigo tem como objetivo problematizar as proposições da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2017). Partimos da compreensão de que a orientação teórico-metodológica apresentada pela BNCC vincula-se a uma perspectiva neoliberal, baseada na pedagogia das competências, e, nesse sentido, se contrapõe à formação omnilateral . A pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa e documental, com o intuito de compreender e desvelar o percurso histórico das políticas curriculares para a Educação Infantil, bem como os limites impostos pela BNCC como projeto de educação nacional. Por fim, com base no Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel - Educação Infantil - volume I ( Cascavel, 2020), o texto apresenta proposições para o ensino de História como possibilidade que se contrapõem à perspectiva da base.