UMA ANÁLISE EMPÍRICA DOS OBSTÁCULOS TECNOPEDAGÓGICOS E DO TECNOESTRESSE NA IMPLEMENTAÇÃO DA LOUSA DIGITAL
UMA POLITICA EDUCACIONAL DO NOVO ENSINO MÉDIO.
Resumo
O avanço científico-tecnológico aliado a globalização, vem inserindo novos processos educativos, a exemplo da lousa digital implementada recentemente nas escolas de Ensino Médio em Santa Catarina. Embora celebrada como inovação, essa implementação enfrenta resistência significativa dos docentes, pois impacta diretamente nas práticas pedagógicas. Este estudo investiga como os obstáculos tecnopedagógicos relacionados ao uso da lousa digital contribuem para o tecnoestresse dos docentes, assim como, sua adaptação ao novo paradigma metodológico. Assim como, o surgimento de barreiras significativas geradoras de bloqueios psicológicos que impõem constante ressignificação. No contexto atual, visando elevar a qualidade do ensino para aumentar a competitividade, eficiência e produtividade, os novos processos produtivos demandam profissionais polivalentes, flexíveis e tecnologicamente qualificados, alinhados ao conceito de qualidade total aplicado à educação escolar. Por conseguinte, a educação e, por extensão, os docentes, são tratados como mercadorias. Sob essa ótica, a revolução tecnológica desafia a educação pública democrática devido à rapidez com que novas tecnologias são integradas à vida contemporânea. E, por conseguinte, uma nova sociedade vem se formando. Uma sociedade técnico-informacional, baseada no individualismo, eucentrismo e autodidatismo que negligencia a saúde física e mental dos educadores.