UMA ANÁLISE EMPÍRICA DOS OBSTÁCULOS TECNOPEDAGÓGICOS E DO TECNOESTRESSE NA IMPLEMENTAÇÃO DA LOUSA DIGITAL

UMA POLITICA EDUCACIONAL DO NOVO ENSINO MÉDIO.

Resumo

O avanço científico-tecnológico aliado a globalização, vem inserindo novos processos educativos, a exemplo da lousa digital implementada recentemente nas escolas de Ensino Médio em Santa Catarina. Embora celebrada como inovação, essa implementação enfrenta resistência significativa dos docentes, pois impacta diretamente nas práticas pedagógicas. Este estudo investiga como os obstáculos tecnopedagógicos relacionados ao uso da lousa digital contribuem para o tecnoestresse dos docentes, assim como, sua adaptação ao novo paradigma metodológico. Assim como, o surgimento de barreiras significativas geradoras de bloqueios psicológicos que impõem constante ressignificação. No contexto atual, visando elevar a qualidade do ensino para aumentar a competitividade, eficiência e produtividade, os novos processos produtivos demandam profissionais polivalentes, flexíveis e tecnologicamente qualificados, alinhados ao conceito de qualidade total aplicado à educação escolar. Por conseguinte, a educação e, por extensão, os docentes, são tratados como mercadorias. Sob essa ótica, a revolução tecnológica desafia a educação pública democrática devido à rapidez com que novas tecnologias são integradas à vida contemporânea. E, por conseguinte, uma nova sociedade vem se formando. Uma sociedade técnico-informacional, baseada no individualismo, eucentrismo e autodidatismo que negligencia a saúde física e mental dos educadores.

Biografia do Autor

Paulo Afonso Piovezan, UFFS

 

Iniciou a carreira profissional como professor ginasiano em 1986 na Prefeitura Municipal de Concórdia. Em 1989, após concluir o curso técnico em Eletrotécnica na Escola Professor Olavo Cecco Rigon, passou a trabalhar como projetista de máquinas para o setor agricola em uma metalúrgica local, enquanto ministrava aula de Desenho Técnico no periodo noturno.

Obteve a Licenciatura e especialização em Matemática pela Universidade do Contestado concluido em 1998. Desde 1999 é professor efetivo do Ensino Médio na Escola de Ensino Básico La Salle, pertencente à Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Possui vasta experiência na área educacional, com foco em Educação Matemática, Educação Financeira e Estatística.

Além de sua carreira como educador, atuou como gestor na Escola de Ensino Básico Professor Olavo Cecco Rigon de 2007 a 2008. Ao longo da carreira, participou ativamente na arena política, em diversas siglas partidarias, nas funções de presidente, vice  e secretário dos partidos, concorreu  em diversas campanhas eleitorais, sendo as de 2000 e 2008 como candidato a vereador, 2010 como candidato ao Senado pelo estado de Santa Catarina, 2012 como candidato a prefeito do município de Concórdia e 2018 como candidato a deputado estadual por Santa Catarina.

Na questao social, exerceu diversas funções(Presidente, Vice,tesoureiro e Secretário) nas a Associação de Moradores  do bairro Liberdade e Nazare.

.

 

Publicado
01-10-2024
Seção
Educação, Cultura e Linguagem