TEA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Silvane dos Santos de Moura Macagnan UNIOESTE
  • Arcielli Royer Nogueira

Resumo

A reflexão sobre práticas pedagógicas para o ensino e aprendizagem da criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) na educação básica é tema deste trabalho. Nele realizou-se pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. A problemática evidencia a falta de conhecimentos dos professores e o despreparo para ensinar alunos com TEA. Isso ocorre por desconhecimento da deficiência, por falta de formação continuada e por outros fatores que influenciam o seu trabalho, o que se transforma em um desafio. Para compreender os processos de ensino e aprendizagem utiliza-se a Teoria Histórico-Cultural, suporte teórico básico para entendimento do desenvolvimeno humano. O ensino é a base para a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Na escola, o papel do professor é essencial, visto que toda criança necessita de um adulto para lhe ensinar o conhecimento, caso contrário, ela pouco aprenderá. Por fim, evidencia-se a responsabilidade Estado e dos órgãos públicos na destinação de recursos para a educação especial e para a formação de professores. Ainda que existam legislações instauradas, atualmente condições materiais e estruturais, incluindo a disponibilização de professores qualificados para a efetivação da inclusão escolar, ainda não são totalmente concretizadas.

Publicado
01-10-2024
Seção
Organização e Práticas Educativas na Educação Básica