SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE PEROBAL - PARANÁ

  • Josimar Ribeiro dos Santos Unioeste
  • Ketlyn Isadora Libanio Alves
  • Jane Peruso Iacono

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar a saúde mental de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Perobal–Paraná. Na coleta de dados, utilizou-se dois instrumentos:  questionário 1: com informações sobre as características sociodemográficas e funcionais dos docentes. Questionário 2: “Self Report Questionnaire (SRQ 20)’’, um formulário com 20 questões fechadas que abordam de forma sucinta o sofrimento psíquico. O resultado igual ou maior a 7 (sete respostas “sim”) no SRQ 20, comprova sofrimento mental, de acordo com a validação do instrumento (Gonçalves, Stein, Kapczinski, 2008). Para a interpretação dos dados foi utilizado o programa estatístico “Statistical Package for the Social Sciences” (SPSS), e para a interpretação dos dados foi utilizado o teste qui-quadrado, qui-quadrado para grupo único e kruskal wallis. Os resultados mostraram que 30% dos professores comprovaram estar com a saúde mental debilitada e a média geral dos demais docentes está a uma variável para, também, comprovar o sofrimento.

Publicado
03-10-2024
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores