FORMAÇÃO CONTINUADA AOS PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA VISUAL
Resumo
O presente trabalho é um relato de experiência de formação continuada de professores que atuam no atendimento educacional especializado na área da deficiência visual. Seu objetivo é refletir sobre as ações realizadas na parceria do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual - CAP Estadual de Cascavel/PR com o Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Cascavel/PR. Os cursos aos referidos professores são fundamentados na Teoria Histórico-Cultural, especificamente no estudo dos “Fundamentos de Defectologia”, de Lev. S. Vigotski. A experiência de formação continuada é o curso de Estimulação Visual, ofertado no ano letivo de 2021, o qual deu origem ao Grupo de Estudos sobre a Baixa Visão, que se constituiu como permanente, ou seja, sendo ofertado nos anos letivos de 2022, 2023 e em andamento em 2024, encadeando resultados significativos em termos de conhecimentos apropriados pelos docentes que participaram e participam do grupo e que o expressam em sua prática pedagógica. Como resultados, houve considerações positivas quanto à importância da formação realizada, destacando a necessidade em se manter um espaço coletivo para diálogo de aproximação dos professores das Salas de Recursos Multifuncionais dos diferentes municípios, dado que, em sua maioria, os professores realizavam um trabalho solitário; ainda houve o reconhecimento do curso como espaço para trocas pedagógicas e sequência de conteúdos abordados, sugerindo a manutenção desse espaço formativo à distância, o que possibilitaria a continuidade da participação desse grupo expressivo de professores.