ADOLECÊNCIA COMO TEMPO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

O JOVEM DO ENSINO MÉDIO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

  • Angela Cristina Bonissoni Kroth UFFS
  • Solange Maria Alves UFFS

Resumo

Autora: Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Contato: angelabonissoni3@gmail.com.

A presente pesquisa tem como tema: “Adolescência como tempo de desenvolvimento humano, o jovem do ensino médio, vistos e entendidos como seres humanos socialmente constituídos, aliado à visão e ao escopo referencial da Teoria Histórico Cultural”. A problematica é caracterizada pelo seguinte questionamento:  “Que contribuições a Teoria Histórico- Cultural traz para pensar uma organização pedagógica objetivada a um Ensino Médio compreendido como tempo e espaço de desenvolvimento humano? O objetivo geral é: Evidenciar as contribuições que a THC pode ofertar para a organização pedagógica no âmbito do ensino médio compreendendo-o como tempo e espaço de desenvolvimento humano. Metodologicamente, esta pesquisa fundamenta-se na base filosófica e epistemológica da Teoria Histórico-Cultural de desenvolvimento humano, cuja matriz de referência é o materialismo histórico-dialético.

Biografia do Autor

Solange Maria Alves, UFFS

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul ( UFFS). É orientadora deste projeto. Contato: solange.alves@ uffs.edu.br.

 

Publicado
01-10-2024
Seção
Organização e Práticas Educativas na Educação Básica