ADOLECÊNCIA COMO TEMPO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
O JOVEM DO ENSINO MÉDIO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Resumo
Autora: Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Contato: angelabonissoni3@gmail.com.
A presente pesquisa tem como tema: “Adolescência como tempo de desenvolvimento humano, o jovem do ensino médio, vistos e entendidos como seres humanos socialmente constituídos, aliado à visão e ao escopo referencial da Teoria Histórico Cultural”. A problematica é caracterizada pelo seguinte questionamento: “Que contribuições a Teoria Histórico- Cultural traz para pensar uma organização pedagógica objetivada a um Ensino Médio compreendido como tempo e espaço de desenvolvimento humano? O objetivo geral é: Evidenciar as contribuições que a THC pode ofertar para a organização pedagógica no âmbito do ensino médio compreendendo-o como tempo e espaço de desenvolvimento humano. Metodologicamente, esta pesquisa fundamenta-se na base filosófica e epistemológica da Teoria Histórico-Cultural de desenvolvimento humano, cuja matriz de referência é o materialismo histórico-dialético.