TEMAS CONTEMPORÂNEOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NO BRASIL

REFLEXOS DO GT-08 NOS ANAIS DA ANPED ENTRE 2021 E 2023

Resumo

Este estudo mapeia temas contemporâneos na formação de professores(as) no Brasil, com base em trabalhos do GT-08 da ANPEd entre 2021 e 2023. A pesquisa fundamenta-se na Análise de Conteúdo de Bardin, focando nas palavras-chave dos resumos dos trabalhos analisados. Foram identificadas quatro categorias principais: formação de professores(as), profissão docente, educação em diferentes níveis e modalidades, e políticas educacionais. Os resultados preliminares indicam uma predominância da formação de professores(as) como tema central, alinhada com estudos anteriores sobre o GT-08. Conclui-se que as mudanças nas categorias temáticas refletem a evolução dos debates sobre a formação docente no contexto educacional brasileiro contemporâneo.

Biografia do Autor

André Henrique Schneeberger, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduado em Ciências Biológicas - Bacharel pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc, 2017) e em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó, 2020) - bolsista Proesde. Especializado em Educação Especial pela Unoesc (2019). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (2023) - bolsista CAPES. Atuou como educador de Ciências e Biologia na rede privada e pública, respectivamente, no estado de Santa Catarina. Atualmente, está doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação - Unoesc - bolsista Fapesc. Membro do grupo de pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino, vinculado à linha Processos Educativos do PPGEd da Unoesc.

Dilva Bertoldi Benvenutti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1991). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2006). Estágio Científico Avançado de Doutoramento pela Universidade do Minho - Braga - Portugal (2015/fomento CAPES). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (2016/UNIJUI). Atualmente é professora titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina São Miguel do Oeste. É docente de Graduação, Especialização e Mestrado em Educação, com experiência na área da Educação Básica, com foco de estudo em Avaliação das Aprendizagens, planejamento, coordenação Pedagógica e Gestão escolar, formação de professores e prática pedagógica na Educação Básica. É autora de livros, capítulos e artigos na área da Educação. É membro do grupo de pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino, linha de pesquisa: Processos Educativos (UNOESC/Joaçaba). Membro do Grupo de Pesquisa - Formação Docente e Práticas de Ensino, atuando como Vice-líder. Atua no Município de Maravilha como: assessora técnica pedagógica da Educação Básica, presidente do Fórum Municipal de Educação, membro do Conselho Municipal de Educação. Colunista do Jornal O Líder (Educação em Foco). Atualmente em estágio Pós-Doutoral com a Dra Marta Nornberg, departamento de ensino e do Programa de Pós Graduação em educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas-RS.

Publicado
03-10-2024
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores