FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA

  • Leidimara Demozzi Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Aline Cassol Daga Cavalheiro Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

A formação, para o professor, deve assumir um acaráter contínuo, uma vez que deve acompanha-lo ao longo de sua trajetória como docente. Propõe-se caracterizar a formação continuada ofertada pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED) aos docentes da rede estadual no perído pós-pandemia da Covid-19. Após caracterização das formações, realizou-se uma análise acerca do papel do professor com base no direcionamento dado nos cursos analisados, seguindo a lógica do materilismo histórico-dialético que tem como princípios a análise de processos, na busca pelo movimento explicativo. 

Biografia do Autor

Aline Cassol Daga Cavalheiro, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Linguística Aplicada. É professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), atuando principalmente nas disciplinas relacionadas à área de Ensino de Língua Portuguesa e nas disciplinas de Produção Textual Acadêmica em diversos cursos de graduação. É também docente do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. Desenvolve pesquisa sobre educação em linguagem nas esferas escolar e acadêmica.

Publicado
03-10-2024
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores