A TRAJETÓRIA DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

FUNDEF, FUNDEB E NOVO FUNDEB

Autores

  • Josieli Alves De Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Isaura Monica Souza Zanardini Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo conhecer a trajetória do Financiamento da Educação Básica no Brasil e suas principais mudanças legais partindo da análise dos Fundos: Fundef, Fundeb e Novo Fundeb. Como problemática propõe-se identificar quais foram as principais mudanças instituídas em cada Fundo. O recorte aqui apresentado é parte de uma dissertação de mestrado em andamento e trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa que está sendo realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Dentre os autores utilizados, destacamos Davies (2001, 2008) e Pinto (2002, 2015). A relevância da temática se dá por permitir uma maior compreensão da trajetória do Financiamento da Educação e de como as mudanças incorporadas a cada Fundo permitiu que se chegasse ao modelo atual.

Biografia do Autor

  • Isaura Monica Souza Zanardini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atua no curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado da UNIOESTE - Campus de Cascavel (nota 5). Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Especialista em Fundamentos da Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Concluiu em 2021 estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social - GEPPES onde é colaboradora do Projeto de Pesquisa: "Trajetórias desde o global ao local em políticas de avaliação educacional na América Latina: um estudo internacional em rede". Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Cascavel entre os anos de 2015 e 2019 e de 2021 até o presente. Membro da Comissão do Prêmio Capes de Teses nos anos de 2017, 2019, 2020, 2021 e 2022. Como experiências de pesquisa em rede, destacam-se: a)Teve bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, onde concluiu estágio pós-doutoral junto ao GEPETO Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho. b) Integrante da RELIEVA - Red Latinoamericana de Investigación em Evaluación que integra pesquisadores dos seguintes países: Chile, Argentina, México, Brasil e Colômibia. Durante os anos de 2015 a 2019 foi membro do FORPRED. É sócia da ANPED desde 2013 e membro do FORPRED. Coordenou a Comissão Organizadora da XIV Reunião da Anped Sul realizada em 2022. Atua como parecerista em Periódicos na Área de Educação: Perspectiva (UFSC), Roteiro (UDESC), Linhas Críticas (UNB),Ekos (UNINOVE), Teoria e Prática da Educação (UEM), Imagens da Educação (UEM) Práxis Educacional (UEPG). Compõe o Conselho Editorial da Revista Educere et Educare. Conselheira do Centro de Educação, Comunicação e Artes da UNIOESTE. Pesquisa principalmente os seguintes temas: política social e educacional, políticas educacionais para o ensino fundamental e médio, políticas de gestão educacional e escolar, políticas de avaliação da educação.

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Publicado

01-10-2024

Edição

Seção

Políticas Educacionais Políticas Curriculares