A TRAJETÓRIA DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

FUNDEF, FUNDEB E NOVO FUNDEB

  • Josieli Alves De Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Isaura Monica Souza Zanardini Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo conhecer a trajetória do Financiamento da Educação Básica no Brasil e suas principais mudanças legais partindo da análise dos Fundos: Fundef, Fundeb e Novo Fundeb. Como problemática propõe-se identificar quais foram as principais mudanças instituídas em cada Fundo. O recorte aqui apresentado é parte de uma dissertação de mestrado em andamento e trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa que está sendo realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Dentre os autores utilizados, destacamos Davies (2001, 2008) e Pinto (2002, 2015). A relevância da temática se dá por permitir uma maior compreensão da trajetória do Financiamento da Educação e de como as mudanças incorporadas a cada Fundo permitiu que se chegasse ao modelo atual.

Biografia do Autor

Isaura Monica Souza Zanardini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atua no curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado da UNIOESTE - Campus de Cascavel (nota 5). Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Especialista em Fundamentos da Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Concluiu em 2021 estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social - GEPPES onde é colaboradora do Projeto de Pesquisa: "Trajetórias desde o global ao local em políticas de avaliação educacional na América Latina: um estudo internacional em rede". Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Cascavel entre os anos de 2015 e 2019 e de 2021 até o presente. Membro da Comissão do Prêmio Capes de Teses nos anos de 2017, 2019, 2020, 2021 e 2022. Como experiências de pesquisa em rede, destacam-se: a)Teve bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, onde concluiu estágio pós-doutoral junto ao GEPETO Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho. b) Integrante da RELIEVA - Red Latinoamericana de Investigación em Evaluación que integra pesquisadores dos seguintes países: Chile, Argentina, México, Brasil e Colômibia. Durante os anos de 2015 a 2019 foi membro do FORPRED. É sócia da ANPED desde 2013 e membro do FORPRED. Coordenou a Comissão Organizadora da XIV Reunião da Anped Sul realizada em 2022. Atua como parecerista em Periódicos na Área de Educação: Perspectiva (UFSC), Roteiro (UDESC), Linhas Críticas (UNB),Ekos (UNINOVE), Teoria e Prática da Educação (UEM), Imagens da Educação (UEM) Práxis Educacional (UEPG). Compõe o Conselho Editorial da Revista Educere et Educare. Conselheira do Centro de Educação, Comunicação e Artes da UNIOESTE. Pesquisa principalmente os seguintes temas: política social e educacional, políticas educacionais para o ensino fundamental e médio, políticas de gestão educacional e escolar, políticas de avaliação da educação.

Publicado
01-10-2024
Seção
Políticas Educacionais Políticas Curriculares