RÚBRICAS AVALIATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Resumo

Este artigo explora a implementação e os efeitos das rubricas como ferramenta inovadora para avaliar o desenvolvimento e a apresentação de planos de aula no curso “Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Matemática II” em uma universidade pública brasileira. O objetivo do estudo é examinar as percepções dos estudantes quanto à construção e aplicação das rubricas, focando em sua clareza, utilidade e impacto no desenvolvimento e avaliação de seus próprios planos de aula. Para a coleta de dados, foram utilizados um questionário e observações feitas pelo professor-pesquisador. A pesquisa, de natureza descritiva e exploratória, emprega uma abordagem qualitativa. Os resultados revelam que as rubricas são vistas como ferramentas inovadoras no processo de avaliação, apresentando tanto vantagens quanto desafios. Os estudantes destacaram o impacto significativo na capacidade de autoavaliação e reflexão, além de uma correlação positiva entre o uso das rubricas na formação inicial dos licenciandos.

Publicado
01-10-2024
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores