REFLEXÕES DA CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA PERSPECTIVA (AUTO)BIOGRÁFICA

  • Ketellyn Nayê Raitz UNIOESTE
  • Roseli de Fátima Rech Pilonetto

Resumo

Este trabalho é parte da dissertação intitulada "'A teoria eu tinha, mas a prática fui construindo': reflexões sobre a constituição da professora de educação infantil em uma perspectiva (auto)biográfica". O estudo explora como a trajetória pessoal e as experiências vividas influenciam a prática docente e a formação da identidade profissional de uma das autoras no campo da educação infantil. A pesquisa, de natureza qualitativa, evidencia a importância da reflexão contínua sobre a prática e da formação profissional para o desenvolvimento das competências necessárias no contexto da educação infantil. Além disso, destaca a necessidade de políticas educacionais que reconheçam e valorizem o papel essencial dessas profissionais. Assim, este trabalho oferece uma compreensão mais aprofundada da complexidade do processo de formação das professoras de educação infantil, promovendo um diálogo constante entre teoria e prática na construção da profissionalidade docente.

Publicado
01-10-2024
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores