RELAÇÕES AFETIVAS E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A COMPREENSÃO DOCENTE.

  • Taís da Silva Prado Lorenzi Unioeste - FB
  • Janaina Damasco Umbelino Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Resumo

Este artigo origina-se de pesquisa de dissertação, em desenvolvimento, que tem como objetivo compreender como as relações afetivas contribuem para o desenvolvimento das crianças no contexto de Educação Infantil. Os estudos acerca do processo afetivo, nas diferentes correntes da psicologia, se caracterizam por compreensões opostas, algumas vezes orientadas para os processos orgânicos, fisiológicos e outros, para processos subjetivos e inconscientes dos sujeitos (Monteiro e Rossler, 2020). 

Diante disso, temos como objetivo apresentar, ainda de forma inicial, algumas considerações acerca das relações afetivas e sua devida importância no ambiente da sala de aula, na educação infantil. Nosso aporte teórico provém de autores que se fundamentam na Teoria Histórico-Cultural, fornecendo-nos discussões sobre a importância de produzirmos relações afetivas no ambiente de sala de aula.

Biografia do Autor

Janaina Damasco Umbelino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEFB – Unioeste/Francisco Beltrão, e curso de Pedagogia, Unioeste/ Cascavel. 

Publicado
01-10-2024
Seção
Organização e Práticas Educativas na Educação Básica