A PSICANÁLISE INFANTIL E A EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Mariana Carolina Simão Unioeste
  • Giseli Monteiro Gagliotto

Resumo

Este resumo, é parte de nossa pesquisa, em andamento, no Programa de Pós Graduação em Educação – Mestrado, campus de Francisco Beltrão-PR. Tem como objetivo principal, apresentar algumas das contribuições, da psicanalista Melanie Klein (1882-1960) para a Educação Infantil. Daí a importância de debruçarmos sobre toda a sua obra, no sentido de apontar o reconhecimento do suporte teórico-metodológico, realizado com crianças, por meio, do objeto de expressão da criança: o brinquedo. Outro objetivo reside, na intersecção entre dois divergentes paradigmas: a teoria psicanalítica e a educação. Melanie Klein é uma pensadora, pouco conhecida e/ou explorada no campo pedagógico. Daí, a contribuição e a oportunidade em compreender limites e possibilidades de despertar inquietações sobre o pensar e o fazer educacional. Assim estamos, até o momento, buscando responder ao nosso problema de pesquisa. De que forma a psicanálise de Melanie Klein pode ser trabalhada com crianças e trazer contribuições, significativas, para o trabalho pedagógico, das professoras nas instituições de Educação Infantil?

Publicado
03-10-2024
Seção
Organização e Práticas Educativas na Educação Básica