O Seminário Nacional de Pesquisa em Educação (SENPE), de abrangência nacional, é uma iniciativa conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE (Francisco Beltrão e Cascavel), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO), Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Com a finalidade de promover um debate acadêmico em âmbito internacional sobre a pesquisa em educação, em 2022 realizou-se o I Seminário de Integração dos Grupos de Pesquisa do SENPE. Os objetivos desse primeiro evento foram:

• Promover a aproximação e o diálogo dos Grupos de Pesquisa parceiros do SENPE;
  • Fortalecer o debate em torno de temas convergentes entre os Grupos de Pesquisa do SENPE;
  • Oportunizar a constituição de parcerias e intercâmbios entre os diferentes Grupos de Pesquisa;
  • Promover estratégias para o avanço da internacionalização do SENPE.

Para dar prosseguimento a realização desses objetivos, em 2023, será realizado o II Seminário de Integração dos Grupos de Pesquisa do SENPE. Com a integração de novas Instituições e Programas de Pós-graduação em Educação ao SENPE, espera-se que os Grupos de Pesquisa vinculados e esses Programas possam se conhecer, fortalecer e produzir conhecimentos em conjunto, visando o desenvolvimento da ciência e a vivência das descobertas científicas em diferentes espaços, entre eles a educação básica.

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES:

Dia 21/08/2023 (período matutino)

9:00 horas. Mesa de Abertura.

9:15 horas: Conferência de abertura: “Os grupos de pesquisa como lócus de formação”. Conferencista: Prof. Dr. Lucídio Bianchetti (UFSC).

Coordenação: Prof. Dra. Isaura Mônica Souza Zanardini

Local: meet.google.com/ten-fycd-obm

10:00 horas: Debate sobre o tema.

11:30 horas: Encerramento das atividades do período matutino

21/08/2023 (período vespertino)

Local: meet.google.com/ten-fycd-obm

13:30 horas: Início das atividades com a Leitura do Relatório Geral e Relatório dos Grupos do I Seminário de Integração dos Grupos de Pesquisa do SENPE, realizado em 2022.

14:00 horas: Apresentações dos novos das novas Instituições, Programas e Grupos de Pesquisas que passaram a integrar o SENPE em 2023.

14:30 horas: Trabalho dos Grupos, a partir dos Eixos temáticos integradores. Para este trabalho, as perguntas que conduzirão as reflexões dos/nos grupos são as seguintes:

1) Que temas e objetos de pesquisa estão conduzindo as ações dos grupos?

2) Quais os principais resultados, ações e impactos na sociedade, em especial, na educação básica?

17:00 horas: Encerramentos do trabalho do período vespertino.

Observação: os Grupos que não conseguirem finalizar a atividade, terão o período matutino do dia 22/08/2023 para finalizarem. Os grupos deverão fazer uma relatoria das discussões emergentes das duas perguntas debatidas.

Dia 22/08/2023 (período matutino):

Observação: o período matutino do dia 22/08/2023 está reservado para a concussão da atividade encaminhada no período vespertino do dia 21/08 (para o caso dos grupos que não concluíram no dia 21), e/ou para outras atividades integrativos e demandas dos grupos...

Dia 22/08/2023 (período vespertino):

13:30 horas: Início das atividades e apresentação da dinâmica da Planária Geral

13:45 horas: Plenária geral com apresentação/síntese das questões debatidas. Para este momento, as perguntas que serão problematizadas a parir das apresentações são as seguintes:

1) Quais temas e objetos de pesquisa nos integram e são convergentes?

2) Que atividades formativas podemos fazer em conjunto?

16:00 horas: Encaminhamento das ações que os Grupos e relatores/as deverão desempenhar após a realização do evento

17:00 horas: Encerramento do II SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA DO SENPE