A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS FINAIS E O ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
REFLEXOS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Resumo
Este ensaio é um primeiro movimento de nossa pesquisa de Conclusão de Curso, a qual denominamos em nosso curso de Licenciatura em Matemática como Pesquisa e Prática Profissional. Nesse primeiro momento, em 2024-2 organizaremos o referencial teórico envolto ao tema sobre Formação de Professores e também sobre Plano Nacional de Educação, elencaremos os objetivos, geral e específicos, trabalharemos na descrição dos processo metodológicos utilizados, enfim, faremos um primeiro esboço da pesquisa que buscamos desenvolver no próximo semestre letivo.
Nesse sentido, esse texto, nesse momento não trará resultados parciais de uma pesquisa, porém, cumprirá um movimento importante que é dar conhecimento aos nossos pares - futuros professores da educação básica - nossa intenção de investigarmos um tema tão atual e tão presente na nossa realidade, que é a formação docente.
Nesse sentido, a pesquisa que iremos desenvolver buscará compreender o monitoramento da meta 15 do Plano Nacional de Educação (2014-2024) que versa, em seus indicadores C e D, as prerrogativas de alcance relacionadas a formação de professores para o nível dos anos finais do Ensino Fundamental (indicador C) e Ensino Médio (indicador D) da Educação Básica Brasileira.
Tal acompanhamento prevê analisarmos as ações em nível nacional, estadual, e regional (2025-1), os dois primeiros analisados pelo aplicativo disponibilizado pelo governo federal denominado com Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação, e a nível regional, pretendemos investigar por meio de formulário eletrônico que será enviado às Secretarias de Educação e às Escolas de Educação Básica Estaduais em nível de região da Associação dos Municípios do Oeste Catarinense - AMOSC.
Nesse sentido, este texto está estruturado em uma justificativa de existência e exequibilidade desse projeto, bem como em uma apresentação do referencial teórico que usaremos na pesquisa, aliado com discussões sobre a formação docente, tema da Meta selecionada, bem como com a apresentação do Plano Nacional de Educação e especificamente a Meta 15 com os indicadores C e D.