ASPECTOS METODOLÓGICOS DE UMA PESQUISA SOBRE O ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

  • Lucinéia Giacomelli Koraleski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bárbara Cristina Pasa, Dra. Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Nilce Fátima Scheffer, Dra.

Resumo

Este trabalho tem por meta apresentar de forma clara e promover uma discussão a respeito da metodologia empregada na pesquisa bibliográfica de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da UFFS Campus Erechim, destacando os critérios de seleção das fontes, os métodos de análise e a abordagem utilizada para a organização e interpretação dos dados coletados. A pesquisa contribui para a compreensão do tema o estudo exploratório da função quadrática no GeoGebra na perspectiva da Teoria dos Registros de Representação Semiótica - TRRS de Raymond Duval, com uma análise fundamentada a partir de uma revisão sistemática da literatura existente. Serão discutidos e apresentados os passos seguidos na busca por referências e a utilização de bases de dados acadêmicos, além de refletir sobre os resultados obtidos para futuras investigações na área. Possibilitando, assim, que o professor em sala de aula, ao utilizar a Proposta de Ensino elaborada no GeoGebra com o título: Caderno de Atividades de Função Quadrática à Luz da TRRS, possa contribuir com aspectos essenciais da aprendizagem para as aulas em momentos de estudo de função quadrática. 

Publicado
03-10-2024
Seção
Processos de Pesquisa em Educação