CONCEPÇÕES DE DEFICIÊNCIA E SUAS RELAÇÕES NA IN/EXCLUSÃO ESCOLAR

NARRATIVAS DE VELHOS

  • Nara Celiane Britto Unochapecó
  • Tania Mara Zancanaro Pieczkowski

Resumo

A história registra diferentes formas de tratar as pessoas com deficiência, desde o extermínio, a segregação, a integração, e mais recentemente, a inclusão desse público em todas as esferas sociais. Contudo, essas formas não são lineares, como se fossem uma evolução natural, tampouco excludentes, uma vez que se entrecruzam e por vezes existem retrocessos. Este trabalho está relacionado a dissertação de Mestrado em Educação da primeira autora, sob orientação da segunda, cujo tema é: Narrativas de velhos acerca de percepções de deficiência:  implicações na in/exclusão escolar. A pergunta mobilizadora desta pesquisa: Como velhos narram as formas de tratar as pessoas com deficiência em suas trajetórias de vida e como tais concepções historicamente naturalizadas implicam na in/exclusão escolar? O objetivo geral deste estudo é tensionar narrativas de velhos acerca da forma de tratar as pessoas com deficiência em sua trajetória de vida e compreender como tais concepções implicam na in/exclusão. Do objetivo geral derivam os seguintes objetivos específicos: analisar como, em anos passados, as pessoas com deficiência eram tratadas e porque eram compreendidas/tratadas daquela forma; verificar como é compreendida a deficiência pelos velhos entrevistados; compreender como a concepção de deficiência reverbera na in/exclusão escolar de estudantes com essa especificidade; compreender se as políticas de inclusão provocam deslocamentos nessas concepções. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de campo, explicativa, quanto a natureza, será básica e com aporte teórico foucaultiano.  As materialidades empíricas foram geradas através de entrevistas narrativas, posteriormente transcritas na íntegra e examinadas por meio da análise do discurso, com inspiração em Foucault. Esta pesquisa não busca emitir/estabelecer juízo de valor, mas compreender “verdades” históricas, provisórias. A intenção é desnaturalizar o que parece dado e provocar reflexões acerca de práticas excludentes impostas às pessoas com deficiência e sua relação com o processo de exclusão escolar.

Publicado
03-10-2024
Seção
Educação, Cultura e Linguagem