MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UM OLHAR PARA PESQUISAS À LUZ DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

Resumo

O resumo apresentado é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento. A problemática é como ocorrem os processos formativos dos sujeitos envolvidos na primeira etapa da Educação Básica? Anunciada a problemática, recorremos uma pesquisa de revisão de literatura com o objetivo investigar como ocorrem os processos formativos dos sujeitos das atividades de ensino e aprendizagem na Educação Infantil à luz da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Perseguimos os seguintes objetivos específicos: 1 – levantar o quantitativo de dissertações e teses desenvolvidas no Brasil à luz da AOE nos últimos cinco anos; 2 – identificar os níveis de ensino e os sujeitos envolvidos nas pesquisas desenvolvidas com base na Atividade Orientadora de Ensino; e 3 – analisar os estudos realizados com os sujeitos da Educação Infantil à luz da AOE. Os resultados apontam que os processos formativos dos sujeitos ocorrem por meio do jogo, atividade principal da criança pré-escolar e, portanto, mediador das transformações de seu desenvolvimento. Nesse contexto, o lúdico favorece um movimento gerador de necessidades e mobilizador do processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Denise Medeiros da Silva, Unisul

Mestranda em Educação pela UNISUL. participante do grupo de pesquisa Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática, pós-graduação lato senso em Fundamentos e organização curricular, Florianópolis-UNISUL (2020), Especialização lato senso em Educação Infantil, Neurociências e Aprendizagem, Rio de Janeiro-UNICAM (2020), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Metodista IPA (2007). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação.

Ediseia Suethe Faust Hobold, UNISUL-SC

Doutoranda em Educação: Educação em Ciências/Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2022), Mestre em Educação: linha de pesquisa: Educação em Ciências/Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2014), especialista em Matemática para o Ensino Médio pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC (2000), Licenciada em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL (1998) . Integrante do Grupo de pesquisa em Educação Matemática: uma abordagem Histórico Cultural (GPEMACH - UNESC) e do grupo Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TEDMAT - UNISUL). Integrante do grupo de produção na atualização da proposta curricular de Santa Catarina (2014). Coordenadora da área de matemática e suas tecnologias na construção do Currículo Base do Ensino Médio do território catarinense (2021) e Consultora do Currículo do Magistério do território Catarinsene (2022). Professora de Matemática da rede estadual de Santa Catarina desde 1993.Com experiência na área de Matemática atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação matemática escolar, formação continuada de professores, teoria do ensino desenvolvimental, proposição de ensino davydoviana. Atualmente (2023), no campo profissional, atuo na função de Supervisora de Gestão de Pessoas na coordenadoria Regional de Braço do Norte (CRE/36/ SC) vinculada a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

Giovana Giovana de Bettio Fausto Izidoro, Unisul

Graduada em Geografia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2007), onde também cursou especialização em Processamento das Informações Geográficas na Gestão Ambiental (2009). Participou do Programa de Iniciação Científica da Unisul - PUIC. Apresentou o trabalho sobre a Importância da Revitalização do Rio Seco - Tubarão -SC, no I JUNIC - Jornada Unisul de Iniciação Científica e no IV Seminário de grupos de pesquisa ACAFE, trabalho também exposto em forma de pôster. Participou da equipe de organização do evento UNISUL CONTEXTO em 2006. Trabalhou no Laboratório de Geociências da Unisul, onde contribuiu para elaboração do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental do Aterro Sanitário de Taquaruçu - Pescaria Brava - SC, realizou pesquisas de campo, colaborou com a elaboração do Diagnóstico socioeconômico do entorno da Mina Novo Horizonte - Criciúma - SC, entre outros projetos. Em 2023 atuou como professora orientadora da sala de tecnologias educacionais- Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e professora de Geografia no Município de Capivari de Baixo. Tem experiência na área de Geografia.

Publicado
03-10-2024
Seção
Organização e Práticas Educativas na Educação Básica