MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
UM OLHAR PARA PESQUISAS À LUZ DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO
Resumo
O resumo apresentado é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento. A problemática é como ocorrem os processos formativos dos sujeitos envolvidos na primeira etapa da Educação Básica? Anunciada a problemática, recorremos uma pesquisa de revisão de literatura com o objetivo investigar como ocorrem os processos formativos dos sujeitos das atividades de ensino e aprendizagem na Educação Infantil à luz da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Perseguimos os seguintes objetivos específicos: 1 – levantar o quantitativo de dissertações e teses desenvolvidas no Brasil à luz da AOE nos últimos cinco anos; 2 – identificar os níveis de ensino e os sujeitos envolvidos nas pesquisas desenvolvidas com base na Atividade Orientadora de Ensino; e 3 – analisar os estudos realizados com os sujeitos da Educação Infantil à luz da AOE. Os resultados apontam que os processos formativos dos sujeitos ocorrem por meio do jogo, atividade principal da criança pré-escolar e, portanto, mediador das transformações de seu desenvolvimento. Nesse contexto, o lúdico favorece um movimento gerador de necessidades e mobilizador do processo de aprendizagem.