POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRAS
UM ENSAIO SOBRE AS QUESTÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS DA PESQUISA
Resumo
Pesquisas e debates acerca das políticas de alfabetização são fundamentais para as sociedades contemporâneas, pois a alfabetização constitui-se como um direito fundamental para promover outros direitos básicos como inclusão social, econômica e cultural. Este tema de notoriedade social e de urgência para os diferentes países é um debate que atravessa os séculos da modernidade, na busca de respostas para a erradicação do analfabetismo. Assim, diferentes governos têm se mobilizado para implementar políticas e ações visando promover uma educação de qualidade e a alfabetização na idade certa. Este ensaio tem por objetivo sistematizar as questões teórico metodológicas que contribuirão para o delineamento de uma pesquisa, em nível de doutorado, que se encontra em processo de organização. Assim, pretendemos com este estudo compreender os pressupostos teóricos que podem contribuir com uma investigação com foco nas políticas de alfabetização. O trabalho não apresenta resultados conclusivos, mas a sistematização de um ensaio sobre um percurso de pesquisa tendo a abordagem fenomenológica como pressuposto epistemológico que contribui com a discussão sobre as políticas de alfabetização.