POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRAS

UM ENSAIO SOBRE AS QUESTÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS DA PESQUISA

  • Mariane Bertonceli Universidade Federal da Fronteira Sul - Realeza
  • Maria Teresa Ceron Trevisol

Resumo

Pesquisas e debates acerca das políticas de alfabetização são fundamentais para as sociedades contemporâneas, pois a alfabetização constitui-se como um direito fundamental para promover outros direitos básicos como inclusão social, econômica e cultural. Este tema de notoriedade social e de urgência para os diferentes países é um debate que atravessa os séculos da modernidade, na busca de respostas para a erradicação do analfabetismo. Assim, diferentes governos têm se mobilizado para implementar políticas e ações visando promover uma educação de qualidade e a alfabetização na idade certa. Este ensaio tem por objetivo sistematizar as questões teórico metodológicas que contribuirão para o delineamento de uma pesquisa, em nível de doutorado, que se encontra em processo de organização. Assim, pretendemos com este estudo compreender os pressupostos teóricos que podem contribuir com uma investigação com foco nas políticas de alfabetização. O trabalho não apresenta resultados conclusivos, mas a sistematização de um ensaio sobre um percurso de pesquisa tendo a abordagem fenomenológica como pressuposto epistemológico que contribui com a discussão sobre as políticas de alfabetização.

Biografia do Autor

Mariane Bertonceli, Universidade Federal da Fronteira Sul - Realeza
Mariane Bertonceli realizou sua formação Inicial no curso técnico profissionalizante de nível médio no Formação de Docentes para a Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental (2005-2008), posteriormente cursou a graduação em Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009-2012), em seguida especializou-se na área de Supervisão, Orientação e Gestão Escolar (2013) e atualmente cursa Mestrado em Educação pela Unioeste (2014-2015) e leciona a disciplina de didática na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza - PR.
Publicado
03-10-2024
Seção
Processos de Pesquisa em Educação