
Edição Atual

Anais dos trabalhos apresentados no II Seminário de Integração dos Grupos de Pesquisa do SENPE
Processo de Pesquisa em Educação
Educação, Cultura e Linguagem
Trabalho Docente e Formação de Professores
Organização e Práticas Educativas na Educação Básica
Fundamentos da Educação
Políticas Educacionais Políticas Curriculares
SENPE
O Seminário Nacional de Pesquisa em Educação (SENPE), de abrangência nacional, é uma iniciativa conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Educação (UFPEL, UNIOESTE (Francisco Beltrão e Cascavel), UNOCHAPECO, UNOESC, UFFS), com a finalidade de promover um debate acadêmico em âmbito internacional sobre a pesquisa em educação.
Objetivo Geral
Reunir pesquisadores, docentes, discentes e profissionais da educação em âmbito nacional e internacional, visando promover o debate crítico em torno da pesquisa em educação, de modo a contribuir para a qualificação da produção do conhecimento acadêmico.
Objetivos Específicos
- Construir um espaço de diálogo latino-americano sobre a pesquisa educacional;
- Oportunizar espaços para a discussão e divulgação de estudos e pesquisas organizados nos eixos temáticos propostos;
- Discutir e problematizar as temáticas relacionadas aos desafios no campo educacional em interface com a Educação Básica;
- Proporcionar o debate sobre perspectivas teórico metodológicas no campo educacional, seus avanços, inovações e desafios;
- Refletir sobre as condições de trabalho, formação inicial e continuada dos professores da educação básica e superior, considerando diferentes contextos.
- Escrutinar agendas recentes relacionadas às políticas educacionais e curriculares, a fim de analisar ideias-força, fins e tendências diante das agendas locais e globais;
- Incitar o debate em torno dos fundamentos da educação;
- Promover a discussão crítica sobre a organização e institucionalização escolar;
- Oportunizar um espaço de discussão sobre temas relacionados à dominação capitalista, colonialista e patriarcal e outros marcadores sociais centrais na consolidação dos movimentos sociais e das lutas contrárias às desigualdades.
Eixo e Ementas:
- Processos de pesquisa em educação: Fundamentos teóricos, epistemológicos e metodológicos da pesquisa em educação
- Educação, cultura e linguagens: Estudos que abordam as relações entre linguagens, cultura e educação.
- Trabalho docente e formação de professores: Estudos relacionados às condições do trabalho docente e à formação inicial e continuada de professores.
- Organização e práticas educativas na educação básica: Estudos que contemplam os saberes e os fazeres presentes nos processos pedagógicos em suas dimensões teórico-práticas e espaços e tempos no processo educativo.
- Fundamentos da educação: Estudos de caráter históricos, filosóficos, sociológicos, psicológicos e antropológicos relacionados aos processos pedagógicos formais e não-formais da educação.
- Políticas educacionais e políticas curriculares: Investigações sobre políticas educacionais e políticas curriculares em âmbito local, nacional e global.
- Movimentos sociais e práticas transformadoras: Pesquisa sobre os Movimentos Sociais, minorias sociais, questões ambientais, gênero e feminismos, raça/etnia e lutas contrárias às desigualdades.