Número actual
APRESENTAÇÃO
A III Jornada de formação inicial e continuada de monitores de ensino 2023/2024 foi um evento organizado pela Diretoria de Políticas de Graduação/Pró-Reitoria de Graduação, com a participação das Comissões Institucional e Locais de Monitorias. Teve como principal objetivo atender às demandas formativas relacionadas à atuação dos estudantes ligados ao Programa de Monitorias da UFFS, que atuam como monitores de ensino, remunerados e não remunerados, nas diferentes modalidades. O enfoque principal da Jornada foi a iniciação à docência, tecnologias e metodologias de ensino e desafios do processo de ensino e aprendizagem, além de outros aspectos da monitoria que foram debatidos durante o evento.
Destaca-se que o Programa de monitorias da UFFS foi criado em 15 de dezembro de 2011 pela Resolução 04/2011/CONSUNI-CGRAD, sendo que a normativa original foi modificada pelas Resoluções 01/CONSUNI/CGAE/UFFS/2018 e 31/CONSUNI/CGAE/UFFS/2021. No período de 2012 a 2024 foram desenvolvidos 1.161 projetos de monitoria, integrando 2.695 monitores remunerados e não remunerados. Além disso, a proposição da III Jornada de formação inicial e continuada de monitores de ensino 2023/2024 dialoga com a normativa que rege o Programa e prevê atividades formativas para os estudantes que atuam como monitores. Desde a realização da 1ª Jornada, no período 2020/2021, o evento vem se aperfeiçoando a partir das avaliações dos sujeitos envolvidos nos projetos e nas comissões de monitoria. Propõe-se que a Jornada seja realizada em edições anuais, com os objetivos de valorizar e qualificar a atuação dos monitores de ensino que atuam nos diferentes projetos, bem como oportunizar o compartilhamento das experiências, conhecimentos e publicações produzidas.
Esta publicação contém 88 resumos submetidos à III Jornada de Formação Inicial e Continuada de Monitores de ensino 2023/2024, realizada no período de 07 de novembro de 2023 a 29 de agosto de 2024. O evento foi organizado e realizado em 4 etapas on-line, conforme segue:
07/11/2023
Etapa 1 - "Desafios dos processos de ensino e aprendizagem: atenção, foco e concentração"
Mariane Inês Ohlweiler (UFPEL)
05/12/2023
Etapa 2 - "Contribuições de diferentes aplicativos e possibilidades de utilização em contextos de ensino aprendizagem."
Marciana Pelin Kliemann - docente colaboradora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel.
12/03/2024
Etapa 3 - Vivendo atrás das telas: perfil e características dos atuais estudantes e os desafios para o trabalho docente.
Marlei Dambros (Doutora pela UFSC e Pedagoga da UFFS)
29/08/2024
Etapa 4 - Seminário de Socialização de boas práticas em ações e apoio ao ensino na
graduação
Apresentação dos monitores dos resumos submetidos ao Portal de Eventos
Os coordenadores dos projetos de monitoria, aprovados no Edital 29/ PROGRAD/UFFS/2023, figuram como autores dos resumos contidos nesta publicação e seus respectivos monitores e colaboradores são os coautores dos trabalhos. Os resumos dos trabalhos estão organizados em 03 (três) eixos:
Eixo 01 – Monitorias por Curso;
Eixo 02 – Monitorias por Público-Alvo;
Eixo 03 – Monitorias por Componente Curricular.
A definição dos eixos foi organizada em consonância com características dos projetos de monitorias de ensino, conforme o disposto na Resolução 31/CONSUNI/CGAE/UFFS/2021, sendo categorizadas em monitorias por curso, público-alvo e componente curricular.
Esta obra se configura como a segunda publicação que reúne trabalhos de estudantes e professores que se dedicam aos projetos de monitorias, é fruto do trabalho coletivo de estudantes, professores e técnicos da instituição. A Diretoria de Políticas de Graduação acredita que este registro representa o potencial formativo do Programa demonstrando a diversidade das atividades desenvolvidas na graduação.
Janaíta da Rocha Golin
Bernardo Berenchtein
(Organizadores)
Monitorias por curso
Monitorias por público-alvo
Monitorias por CCR
A 3a edição da Jornada de formação inicial e continuada de monitores de ensino 2023/2024 terá o enfoque na aproximação com a prática docente no Ensino Superior através do desenvolvimento de um cronograma que oportunize, prioritariamente, a iniciação à docência, socialização de experiências, tecnologias e metodologias de ensino e a abordagem de políticas de inclusão. O evento dá continuidade ao que está previsto na Resolução No 31/CONSUNI/CGAE/UFFS/2021 (Programa de Monitorias de Ensino) no que se refere à oferta de formação inicial e continuada aos monitores de ensino. A equipe executora da ação é a Comissão Institucional de Monitorias de Ensino em parceria com as Comissões Locais dos campi e coordenadores e colaboradores de projetos de monitorias de ensino.