MONITORIA DE GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR PARA CURSOS DA UFFS - LARANJEIRAS DO SUL

  • Andresa Freitas Universidade Federal da Fronteira Sul - Laranjeiras do Sul
  • Shinggirl Saint Gourdin UFFS
Palavras-chave: Monitoria; Ensino-aprendizagem; Matemática.

Resumo

A monitoria é uma atividade educacional oferecida em muitas instituições de ensino, desde escolas secundárias até universidades. Ela tem como objetivo principal auxiliar os estudantes em seu processo de aprendizagem, oferecendo suporte adicional em determinadas disciplinas ou áreas específicas do conhecimento (Mendnick, 2010). Corroborando com essa ideia, Almeida et al. (2010) afirma que o projeto de monitoria é algo indispensável, pois contribui para melhorar o processo ensino-aprendizagem.

Além de fornecer assistência aos educandos com dificuldades, os programas de monitoria têm o objetivo de desenvolver no aluno-monitor o interesse pela docência e estreitar seu vínculo com a universidade. Esse processo é benéfico para todas as partes envolvidas, ou seja, para o aluno-monitor, para os alunos monitorados e para o professor orientador, constituindo um espaço de formação para todos.

Durante os encontros da monitoria, referentes aos componentes curriculares de Geometria Analítica e Álgebra Linear, a monitora teve a oportunidade de colaborar com os estudantes em seus processos de aprendizagem, oferecendo-lhes suporte personalizado para superar seus desafios acadêmicos. Além de auxiliar os educandos, a monitora considerou que sua experiência foi particularmente gratificante, pois lhe permitiu desenvolver suas habilidades de comunicação, empatia e capacidade de adaptação.

Durante a sua experiência, a monitora enfrentou desafios que a incentivaram a buscar soluções criativas e eficazes. Ao se deparar com dificuldades, ela buscou diferentes abordagens e recursos, como ir no atendimento da professora orientadora do projeto para tornar o conteúdo mais compreensível. Esses esforços resultaram em melhorias significativas no desempenho dos educandos e em um maior engajamento nas atividades da monitoria.

Embora tenha sido uma experiência enriquecedora, houve baixa procura dos alunos pela monitoria. Algumas sugestões para atrair mais participantes seriam realizar os encontros em salas de aula, melhorar a divulgação, criando materiais atrativos como cartazes ou posts nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, incentivar os professores a mencionarem a monitoria em suas aulas e pedir aos alunos satisfeitos com o seu suporte para recomendarem a monitoria aos seus colegas. Além disso, estabelecer uma comunicação mais eficaz com os alunos, destacando a importância da monitoria para o seu sucesso acadêmico, pode aumentar o interesse e a participação deles.

Publicado
19-05-2024