MONITORIA SOBRE FITOSSANIDADE E EXPERIMENTAÇÃO PARA O CURSO DE AGRONOMIA

  • Marco Aurélio Tramontin UFFS
  • Guilherme Luis Binsfeld UFFS
  • Samanta Bahls UFFS
Palavras-chave: Entomologia., Experimentação Agrícola., Fitopatologia.

Resumo

O Programa Monitoria de Ensino é destinado aos discentes matriculados nos componentes curriculares de Experimentação Agrícola, Fitopatologia e Entomologia Agrícola, ofertados no quarto e quinto nível do curso de Agronomia. As três disciplinas possuem grande importância e complexidade para a formação do (a) Engenheiro (a) Agrônomo (a), tanto de forma teórica como prática, e isto exige um apoio teórico pedagógico que pode ser proporcionado pelos monitores. A dinâmica do atendimento aos estudantes ocorre em encontros presenciais, em horários específicos para cada monitor, disponíveis todos os dias da semana; e pode acontecer também de forma online, por meio de email e chats de bate papo. As dúvidas dos estudantes são tanto de caráter teórico, referentes aos conteúdos ministrados em sala de aula e/ou aprofundamento dos temas estudados, quanto práticas, relacionadas ao desenvolvimento, planejamento e instalação de experimentos com embasamento científico, montagem da coleção entomológica e/ou montagem do herbário fitopatológico. O monitor busca estabelecer elos práticos para elucidar as dúvidas e está sempre disponível no auxílio das atividades práticas propostas. A presença dos estudantes é incentivada pelo professor que enfatiza a importância da função dos monitores para o aprendizado. Assim, objetivou-se relatar a experiência dos discentes do curso de Agronomia como monitores da área de Fitossanidade e Experimentação Agrícola para os estudantes de diferentes fases do curso de Agronomia, fornecendo subsídios para melhor aproveitamento acadêmico, e também fornecer conhecimento teórico-prático sobre as disciplinas, além disso propiciar meios para a elaboração de atividade de aula e despertar no estudante o interesse pela pesquisa científica. A monitoria de ensino é fundamental para a formação acadêmica dos estudantes, especialmente em disciplinas complexas como experimentação agrícola, fitopatologia e entomologia agrícola, em um curso com alta carga horária e demandas. A monitoria esclarece conhecimentos adquiridos em sala de aula e promove troca de experiências entre estudantes e monitores do curso, o que permite ganhos em todas as áreas. É um método ativo e dinâmico de ensino, adaptando-se às necessidades dos estudantes. Os monitores, por já terem concluído os componentes curriculares, direcionam melhor os encontros para o esclarecimento das dúvidas. Ainda, a monitoria desenvolve habilidades como gestão de tempo, didática e oratória e no uso de metodologias e tecnologias, além de oferecer contato direto com a docência. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado nas vivências dos monitores das disciplinas de Experimentação Agrícola, Fitopatologia e Entomologia Agrícola destinadas ao curso de graduação em Agronomia, ênfase em Agroecologia. Ao fim do semestre anterior, a disciplina de Experimentação Agrícola obteve uma aprovação de 84%, o que evidencia a importância da monitoria para disciplinas que possuem determinada dificuldade. A vivência na monitoria de ensino vem sendo muito importante para a formação dos monitores, principalmente no desenvolvimento de habilidades analíticas, críticas e na solução de problemáticas juntamente com o docente. Essa experiência também beneficia os discentes, cujo desempenho pode ser avaliado nas atividades propostas no plano de curso.

Publicado
20-05-2024