MONITORIA EM ESTUDOS DA LÍNGUA ESPANHOLA E SEU AUXÍLIO
NOS COMPONENTES DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE LE
Resumo
Este resumo objetiva explanar acerca das atividades que estão sendo desenvolvidas no Projeto
Monitoria em estudos da Língua Espanhola, do Curso de Letras: Português e Espanhol -
Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza,
principalmente no que concerne aos auxílios prestados aos acadêmicos que cursam os
componentes de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Espanhola. A monitoria,
atualmente, possui uma bolsista que desempenha atividades voltadas a atingir o objetivo de:
oferecer aos alunos do Curso de Letras aporte para o aperfeiçoamento em seus estudos da
língua espanhola por meio de ações de maneira presencial na UFFS e pelas redes sociais. A
assessoria da monitoria, por tanto, ocorre de três maneiras: agendamento de horário dos
acadêmicos com a monitora para solucionar dúvidas sobre os conteúdos; postagens no
instagram relacionadas aos estudos realizados nos componentes que trabalham a língua
espanhola e as culturas de países hispânicos; realização de oficina para motivar os acadêmicos
na aprendizagem da Língua Espanhola. Como a proposta da monitoria em língua espanhola é
também de atender os três componentes de estágio em espanhol do curso de Letras, a
monitoria cria postagens e atende individualmente os acadêmicos do curso nas necessidades
da escrita. Isso se deve ao fato de que os componentes de Estágio Curricular Supervisionado
em Língua Espanhola I, II e III possuem a necessidade de planos de aula e relatórios escritos
no idioma. Ainda que a atividade seja orientada e supervisionada, muitas vezes os acadêmicos
preferem consultar o monitor para solucionar dúvidas na hora de escrever os textos. A bolsista
também realiza postagens sobre o uso de conectores, dicas de recursos linguísticos para
expressar opinião, entre outras formas de ajuda na hora da produção escrita. Assim como no
auxílio dos demais componentes de Ensino da Língua Espanhola, a monitoria junto aos
estágios reúne três grupos de elementos, professores, monitores e participantes da monitoria; peças fundamentais em um processo de aprendizagem. Na monitoria, ambos aprendizes,
monitores e participantes da monitoria, desenvolvem-se como agentes ativos da
aprendizagem, já que os monitores estudam para atender demandas do projeto e os
participantes buscam, em turno inverso, ajuda na Universidade para suas dúvidas,
dificuldades ou necessidades para atingir fluência na língua alvo. As ações da monitoria
contemplam quatro habilidades fundamentais para a aprendizagem do idioma: a leitura, a
escuta, a fala e a escrita. Esta última recebe atenção especial para promover uma parceria
produtiva entre monitoria e os acadêmicos e professores dos estágios supervisionados
obrigatórios.