MONITORIA EM GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR: UMA MODALIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Susana Machado Ferreira Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Tiago Gonzatto de Anhaia
Palavras-chave: Monitoria acadêmica. Prática educacional. Monitor.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de relatar a experiência da monitoria acadêmica em Geometria Analítica e Álgebra Linear, segundo a perspectiva do acadêmico monitor. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, baseado nas vivências do monitor com os acadêmicos matriculados nos componentes curriculares de Geometria Analítica e Álgebra Linear, ministrados nos cursos de: Engenharia Ambiental e Sanitária, Física e Matemática Licenciaturas, na UFFS – Campus Cerro Largo, no período de 2023 a 2024. A monitoria acadêmica é uma prática educacional que visa auxiliar o estudante na tarefa de tornar mais fácil a assimilação e o aprofundamento de conceitos, como também suprir as dificuldades em relação ao conteúdo trabalhado em sala de aula. Para Souza e Oliveira (2023), é uma prática didático-pedagógica capaz de estimular o interesse e a profissionalização da carreira de educador e constitui de maneira análoga ao aprendizado em serviço, um padrão ouro de formação docente para graduandos. Como os acadêmicos apresentam inúmeras dificuldades em conceitos básicos de matemática, a monitoria é disponibilizada com o intuito de oferecer aos acadêmicos um auxílio individualizado para sanar as dificuldades apresentadas nos conteúdos desenvolvidos pelos componentes curriculares. Além de suprir as necessidades dos alunos em conteúdos básicos de matemática, a monitoria tem como objetivo dar fortalecimento e apoio a outras disciplinas, além de promover o envolvimento do monitor nas atividades de ensino, aprimorando a relação didático-pedagógica do conteúdo e a sua aplicação. Na monitoria são oferecidos vários horários, onde o monitor fica disponível para ajudar os acadêmicos com dificuldades, assim as atividades são desenvolvidas conforme as dúvidas que os alunos trazem para o monitor. Os alunos apresentam dificuldades nas atividades, trabalhos, ou até mesmo dúvidas antes das avaliações, procuram assistência com o monitor para resolver as questões ou tentar entender algum conceito que não tenha sido bem compreendido em sala de aula. O monitor também realiza explicações detalhadas dos conceitos-chave, auxilia na resolução passo a passo, fornece dicas úteis para abordar problemas comuns e estratégias para otimizar o estudo e a resolução dos exercícios. Assim, observa-se que os acadêmicos têm a oportunidade de aprofundar sua compreensão dos conceitos fundamentais e ganhar confiança em sua capacidade de aplicá-los em diferentes contextos. É importante ressaltar que as metas propostas foram atingidas, visto que o propósito foi ajudar os acadêmicos quando apresentavam dúvidas em relação ao conteúdo. Ao ensinar e ajudar outros estudantes, o monitor aprofunda sua própria compreensão dos tópicos, desenvolve habilidades de liderança e aprimora suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Cabe ressaltar que o monitor teve a oportunidade de participar do programa de formação inicial e de estudos e reflexões promovidos pela Universidade, contribuindo significativamente no processo de sua formação acadêmica. Em resumo, a monitoria é uma prática educacional valiosa que visa fortalecer o aprendizado dos acadêmicos, pois promove a superação de dificuldades acadêmicas, a fixar alguns conteúdos e ampliar os conhecimentos, além de proporcionar a troca de conhecimento e experiências entre os acadêmicos e o monitor, contribuindo para o seu sucesso educacional.

Biografia do Autor

Susana Machado Ferreira, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Professora Assistente da área de matemática

Publicado
26-05-2024