IMPORTÂNCIA DA MONITORIA EM SAÚDE DE PLANTAS E DOENÇAS EM PLANTAS CULTIVADAS

  • Leonardo Carvalho Cutas UFFS

Resumo

As plantas cultivadas estão sujeitas a diversos fatores bióticos e abióticos que podem comprometer seu crescimento, desenvolvimento e produtividade. Assim, a ocorrência de doenças em plantas representa um grande problema fitossanitário (Amorim et al., 2018). As doenças em plantas cultivadas podem ser causadas por diferentes agentes patogênicos, como fungos, bactérias, molicutes, vírus, nematoides e protozoários (Amorim et al., 2016). Esses agentes podem infectar as plantas e causar uma série de sintomas, como necroses, manchas, deformações, amarelecimento, murchas ou morte de plantas. Como agravante, muitas dessas doenças em plantas podem se disseminar de várias formas e a longas distâncias. Nesse contexto, o manejo de doenças em plantas cultivadas necessita uma abordagem sistêmica que exige diversos conhecimentos teórico e práticos (Alfenas e Mafia, 2016). É necessário a formação de profissionais qualificados, para compreensão dos diversos fatores envolvidos, no conhecimento dos agentes, no diagnóstico correto e o manejo adequado de doenças em plantas cultivadas, como aspectos fundamentais para se obter produção satisfatória em quantidade e qualidade. O curso de Agronomia com linha de formação em Agroecologia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul, possui a disciplina de Saúde de Plantas, onde são abordados princípios e conceitos, e também a disciplina de Doenças em Plantas Cultivadas, onde são trabalhados aspectos aplicados da avaliação e manejo de doenças nas culturas. Essas disciplinas possuem aulas e trabalhos práticos, com o apoio de monitores. O objetivo deste trabalho é abordar sobre a importância dos monitores de ensino e monitorias nesses componentes curriculares, tanto como profissional e pessoal, e no processo de ensino aprendizagem. As monitorias são realizadas no Laboratório de Fitopatologia, onde os alunos e monitores tem acesso a microscópicos, lupas, lâminas, e matérias que auxiliam a melhor aprendizagem da matéria ministrada pelo professor (Gonçalves et al., 2021). Nesse mesmo local ocorrem as aulas práticas que visam fixar o conhecimento transmitido em aula teórica. Para as mesmas toda semana é realizado o preparo da aula pelos monitores, como a coleta de materiais com algum tipo de patógeno, preparo de bancadas, etc. Semanalmente também ocorre o atendimento aos alunos, onde os monitores buscam ajudar na identificação de doenças que irão para o fitoherbário, o principal trabalho a disciplina, onde os conhecimentos são colocados em prática pelos estudantes, tanto na coleta como identificação das doenças. O apoio dos monitores durante as aulas práticas também contribui para maior interação com os alunos na realização das práticas. A monitoria tem sido fundamental na formação dos estudantes e monitores, como uma fixação extra, onde os conhecimentos teóricos são colocados a prova para ambos, além disso a troca de conversas e conhecimentos entre estudantes e professor, faz com que o aprendizado seja de maior facilidade fazendo com que o entendimento da matéria seja maior preparando os estudantes para serem bons profissionais e boas pessoas.

Publicado
22-05-2024