MONITORIA DE LETRAS/LITERATURA:

LEITURAS COMPARTILHADAS

  • Pablo Lemos Berned Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Marsan Theobald Fritzen
  • Ana Karolina Gehres
Palavras-chave: Leitura literária, Mediação de Leitura, Formação de leitores

Resumo

Em abril de 2024, o Projeto Letras: Monitoria de Literatura foi ao município de Catuípe/RS, a convite da Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, para conversar com estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental sobre a nossa formação enquanto leitores. O objetivo deste trabalho é apresentar as estratégias utilizadas no planejamento para o diálogo entre universidade e escola e compartilhar as impressões sobre a realização desta atividade. Como a finalidade voltava-se para o incentivo à leitura, consideramos, para a preparação do encontro, os trabalhos de Como a finalidade voltava-se para o incentivo à leitura, consideramos, para a preparação do encontro, os trabalhos de Teresa Colomer (2007), Michèle Petit (2009) e Rildo Cosson (2014), além dos resultados de ações desenvolvidas na própria UFFS, como o artigo de Demétrio Alves Paz, Saulo Gomes Thimóteo e Pablo Lemos Bernes (2021) e o capítulo de livro de autoria de Pablo Lemos Berned, Taciana Gallas, Rita Luana Rieger e Schena Karlec Berres (2022). Para o acesso ao local onde se realizou a palestra, os monitores elaboraram painéis a respeito de alguma obra de sua escolha, com que tivessem algum vínculo afetivo. Foram selecionados livros de diferentes gêneros literários: Viagem (1939), livro de poemas de Cecília Meireles, As meninas (1973), romance de Lygia Fagundes Telles, e Watchmen (1986-1987), graphic novel escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons. Os painéis de cada obra foram compostos por 12 páginas tamanho A3 coloridas, com informações sobre os autores, as obras e fragmentos de texto, dispostos em porta-banners, a fim de provocar a curiosidade entre os estudantes. Junto à fala do professor orientador, que dedicou o tempo a apresentar um panorama de sua própria formação enquanto leitor, mencionando variados textos literários, os monitores também apresentaram as obras que compunham os painéis. Percebemos o interesse dos estudantes pelas produções literárias mencionadas ao longo da atividade, sobretudo quando a fala do professor ou dos monitores corroborava o interesse que eles já tinham, seja a respeito de obras ou temas desenvolvidos. Os painéis também ficaram à disposição da escola, a pedido dos professores, estendendo a proposta de compartilhar leituras. Também soubemos posteriormente que alguns dos livros indicados foram procurados pelos estudantes e professores junto à biblioteca escolar. Neste sentido, a experiência do projeto de monitoria de Literatura tem mais uma vez contribuído com estratégias de motivação à leitura nas escolas e com a presença da UFFS na formação de professores na região.

Biografia do Autor

Pablo Lemos Berned, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Professor de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa.

Publicado
22-05-2024